Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

MOBILE WORLD CONGRESS 2013 – MWC 2013

06-03-2013
Postado por Paulo Savaget em Tecnologia

Uma das maiores feiras de dispositivos móveis e telecomunicações do mundo, a MWC 2013, aconteceu entre os dias 25 e 28 de fevereiro passado e contou com a presença de mais de 72.000 participantes de mais de 200 países. O congresso e as exposições, que duraram quatro dias, contaram com a participação das maiores (e mais importantes) empresas de telefonia móvel do mundo, além de empresas de internet, software, hardware, dentre outras.

Nessa feira, que acontece todos os anos em Barcelona, analistas da área de telefonia, executivos e empreendedores se reúnem para apresentar suas ideias e discutir o futuro no mercado mobile. No entanto, nos parece que este ano não restam dúvidas: a era dos cabos chegou ao fim.

No meio de tantas novidades, algumas aparentemente malucas mas muito promissoras como celulares com telas flexíveis, smartphones com duas telas, com entrada para 2 chips (que os chineses já fazem a tempos e que a grandes fabricantes resolveram implementar agora), foi notável a quantidade de empresas que apresentaram soluções “wireless” para troca de informações e carregamento de bateria dos aparelhos.

A tecnologia NFC:

O NFC (Near Field Communication – Comunicação por proximidade, numa tradução livre) é uma forma de comunicação por rádio que permite a troca de informações entre aparelhos que possuem a tecnologia. Até aí ela é igual aos já conhecidos WIFI e Bluetooth, mas o grande “pulo do gato” é que ela permite essa troca de informações mediante uma simples aproximação entre os aparelhos, sem que os usuários tenham que digitar senhas, configurar redes ou realizar qualquer ação para estabelecer a conexão.

As possibilidades dessa tecnologia são fantásticas, a Visa, por exemplo, apresentou um terminal de cartão de crédito com um chip NFC instalado que, por meio de um aplicativo autenticado, faz o telefone se transformar em um cartão de crédito/débito. Basta aproximar o celular do terminal para que a transação seja realizada. A Think&Go, vencedora do prêmio “NFC Challenge 2013” da MWC, desenvolveu uma tela (provavelmente para uso em TVs) com NFC embutido que permite a interação direta com elementos dos vídeos passados nela. Na prática, ao assistir uma propaganda de um produto que te interessa, é só colocar seu telefone próximo à TV que a compra será realizada.

Outras utilidades interessantes para o NFC, como as etiquetas, que podem ser colocadas em posters de filmes, cartazes de propaganda ou mesmo em placas de sinalização e as maçanetas, que serão provavelmente muito usadas pelas redes hoteleiras, criam possibilidades quase infinitas. Você poderá entrar no cinema, aproximar seu celular do cartaz de um filme e comprar ingressos para assisti-lo. Poderá receber mapas no app de GPS do seu celular com o caminho mais curto para chegar ao seu portão de embarque no aeroporto, apenas aproximando o celular do balcão de informações da Infraero (sonho!). Poderá cadastrar seu celular durante o check-in no hotel e usá-lo para abrir a porta do seu quarto. E por aí vai…

A tecnologia de carregamento por indução (Qi):

O Qi (lê-se “Tchi”) é o novo padrão universal para carregamento indutivo. É uma linguagem comum para carregadores e dispositivos indutivos comunicarem entre si. Por isso, qualquer dispositivo com um acessório com suporte a ele ou com a tecnologia diretamente integrada pode ser carregado em qualquer suporte de carregamento indutivo. Funciona de forma tão simples quanto parece: deixe o smartphone sobre uma base compatível com o padrão e veja o indicador do nível de bateria começar a subir.

Várias fabricantes apresentaram protótipos de carregadores com a tecnologia que funcionarão com a nova geração de smarphones que está por vir, mas quem surpreendeu foi a LG com a promessa de colocar nas lojas, já nas próximas semanas, um carregador que, além de ser muito compacto e leve, será compatível com diversos modelos de smartphones, para carregamento com e sem fio.

Se quiser saber mais sobre a feira é só acessar a página da MWC, lá você encontrará um conteúdo vasto sobre tudo o que foi apresentado este ano.
Fontes que usei para o texto:
http://www.mobileworldcongress.com – a página do congresso
http://www.nearfieldcommunication.org – me ajudou a entender melhor a tecnologia NFC
http://www.wirelesspowerconsortium.com – a desenvolvedora da tecnologia Qi
http://www.theverge.com e http://www.techtudo.com.br – serviram para me ajudar a compilar as novidades

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog