Vivemos na era do open source, das organizações wiki e do crowdsourcing. Não tem um lugar para o qual olhemos que não tenha alguém falando sobre colaboração, criação coletiva e assuntos afins. E aí os co-fundadores do YouTube dão um jeito de deixar tudo mais fácil, lançando o aplicativo MixBit, para a colaboração no audiovisual.
O YouTube foi lançado em 2005 com o objetivo de ajudar na distribuição e compartilhamento de vídeos. Hoje, por volta de 100 horas de vídeo são enviadas para os servidores do YouTube a cada minuto. Não tem nem espaço para questionar o sucesso da plataforma. Mas os dois, Chad Hurley e Steve Chen, que não fazem mais parte da equipe do YouTube, querem quebrar barreiras e transformar os processos de criação de filmes.
O MixBit é uma comunidade para criação, não só um aplicativo Além de ser uma ferramenta fácil, intuitiva e flexível para gravar e editar vídeos, ela leva os usuários no sentido da colaboração e do conteúdo livre. As noções de identidade são diferentes: não há um perfil de usuário com seguidores e as ferramentas tradicionais de interação das redes sociais. Todos os vídeos são livres e podem ser reeditados, remixados e reutilizados em vídeos de outros usuários. Inclusive, se o usuário não quiser gravar nenhum vídeo, ele pode só mixar o que outros enviaram.
A proposta é voltada para o conteúdo que pode ser criado, mixado e compartilhado. É difícil prever que tipo de resistências a plataforma pode enfrentar, principalmente pensando em direitos autorais e todas as questões que envolvem creditar as pessoas pelos seus trabalhos. Mas os criadores querem é que o conteúdo seja livre e gratuito, para que a colaboração só aumente. E o primeiro passo está dado.
E não é por nada não, mas a gente aceita elogios, comentários positivos e até a exclamação “mas vocês são a Mãe Dinah do audiovisual!” depois que lerem o texto do dia 02/08 e o de hoje. É, essa indústria do vídeo não fica parada não.
Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog