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MIXBIT E A COLABORAÇÃO NO AUDIOVISUAL

16-08-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

Vivemos na era do open source, das organizações wiki e do crowdsourcing. Não tem um lugar para o qual olhemos que não tenha alguém falando sobre colaboração, criação coletiva e assuntos afins. E aí os co-fundadores do YouTube dão um jeito de deixar tudo mais fácil, lançando o aplicativo MixBit,  para a colaboração no audiovisual.

O YouTube foi lançado em 2005 com o objetivo de ajudar na distribuição e compartilhamento de vídeos. Hoje, por volta de 100 horas de vídeo são enviadas para os servidores do YouTube a cada minuto. Não tem nem espaço para questionar o sucesso da plataforma. Mas os dois, Chad Hurley e Steve Chen, que não fazem mais parte da equipe do YouTube, querem quebrar barreiras e transformar os processos de criação de filmes.

O MixBit é uma comunidade para criação, não só um aplicativo Além de ser uma ferramenta fácil, intuitiva e flexível para gravar e editar vídeos, ela leva os usuários no sentido da colaboração e do conteúdo livre. As noções de identidade são diferentes: não há um perfil de usuário com seguidores e as ferramentas tradicionais de interação das redes sociais. Todos os vídeos são livres e podem ser reeditados, remixados e reutilizados em vídeos de outros usuários. Inclusive, se o usuário não quiser gravar nenhum vídeo, ele pode só mixar o que outros enviaram.

A proposta é voltada para o conteúdo que pode ser criado, mixado e compartilhado. É difícil prever que tipo de resistências a plataforma pode enfrentar, principalmente pensando em direitos autorais e todas as questões que envolvem creditar as pessoas pelos seus trabalhos. Mas os criadores querem é que o conteúdo seja livre e gratuito, para que a colaboração só aumente. E o primeiro passo está dado.

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 E não é por nada não, mas a gente aceita elogios, comentários positivos e até a exclamação “mas vocês são a Mãe Dinah do audiovisual!” depois que lerem o texto do dia 02/08 e o de hoje. É, essa indústria do vídeo não fica parada não.

Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Blog da Innovare.

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