Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

INTERNET MAIS RÁPIDA

06-10-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

No segundo trimestre deste ano, o Brasil ficou em 89º lugar em ranking de média de velocidade de conexão à Internet, com 2,9 Mbps, e está abaixo da média mundial, de 4,6 Mbps. É o que informa a pesquisa “State of the Internet”, realizada pela empresa Akamai. O valor fica bem atrás de médias da Argentina (4,2 Mbps), Chile (4,4 Mbps) e Uruguai (5,6 Mbps). O estudo avaliou dados de acesso à web de 238 países ou regiões, o que representa mais de 788 milhões de endereços IP.

De acordo com o estudo, é a primeira vez que a média global de velocidade de conexão à Internet atinge 4,6 Mbps, o que significa um aumento de 21% para o intervalo de abril a junho de 2014. O número é superior à velocidade média considerada “banda larga”, de 4 Mbps. A média no Brasil é dez vezes menor do que a média global, segundo a Akamai. Quem lidera nessa lista é a Coreia do Sul, que se mantém no primeiro lugar, com média de 24,6 Mbps, um crescimento de 4% em comparação a período antecedente.

Na Argentina, no Chile e no Uruguai, houve 30% de aumento dessa média para cada uma das nações. No nosso continente, a Bolívia registrou a pior média de velocidade, apenas 1,1 Mbps. Em relação ao trimestre anterior, o Brasil teve um crescimento de 11%, mas, mesmo assim, caiu duas posições nessa média.

No que diz respeito à média de picos de conexão, o Brasil registrou um aumento de 13% em relação ao período entre janeiro e março deste ano, o que corresponde à velocidade de 20,2 Mbps. Em comparação ao ano passado, o aumento foi de 8,1%. Foram 139 países ou regiões analisados nesse quesito.

Apenas para servir como comparativo, a média global de picos de conexão foi de 25,4 Mbps, um aumento de 20% no segundo trimestre de 2014. A liderança do ranking ficou com Hong Kong, que teve 73,9 Mbps como pico de velocidade e um aumento de 12% em relação ao primeiro trimestre.

O material publicado pela Akamai também fornece outras estatísticas da web, como “tráfego de ataques e portas mais vulneráveis”. O Brasil subiu uma colocação em categoria sobre ameaças cibernéticas. O país é agora apontado pelo relatório como a 7ª maior fonte de ataques do mundo. Entretanto, o próprio estudo diz que, mesmo registrando o país de origem dos ataques, não é possível afirmar se o hacker reside nele ou não.

No que diz respeito à conectividade móvel, o Brasil registrou média de 1,5 Mbps, contra velocidade média de 15,2 Mbps da Coreia do Sul, líder do ranking global. Na categoria de adoção de banda larga móvel, o Brasil não passou de 0,5% no período avaliado.

Em relação aos três primeiros meses do ano, o relatório afirma que o Brasil obteve um aumento de 6,7% na adoção de novos endereços IPv4, indo na contramão da média global, que registrou queda de 0,9%. Dentre os 10 países que têm mais endereços de IPs únicos, o Brasil aparece na terceira posição. Além disso, o Brasil teria apresentado também maior crescimento em endereços IPv4 no último período de um ano, com 43% de aumento em relação ao segundo trimestre de 2013.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog