O que diz a identidade da sua marca e como ela é lembrada? Quais os benefícios funcionais e emocionais que ela oferece? Os insights gerados pela pesquisa de imagem de marca apontam respostas para essas questões. É importante saber como a marca que você gerencia quer ser lembrada e se ela está transmitindo sua missão e seus valores centrais por meio de campanhas publicitárias, gestão e relação com seus clientes.
Como consequência da velocidade e da abrangência que os meios de comunicação têm hoje, o mercado e a economia estão cada vez mais diversificados em questão de segmentos e canais de venda, mas ao mesmo tempo similares em questão de oferta de produtos. Independentemente do segmento em que uma marca atue, ter uma relação com o consumidor que extrapole o próprio consumo do produto ou serviço oferecido é indispensável para mantê-la relevante. Dessa forma, a principal questão é: como fazer uma marca se destacar num cenário tão competitivo?
Antes de tudo, é importante saber que a imagem deixada por uma marca vai muito além dos tradicionais anúncios institucionais ̶ sem desmerecer sua importância, é claro. Ela começa no impacto subjetivo de uma campanha em um primeiro contato e se estende até a relação de afeto pós-compra, que gera as mais variadas impressões nos seus públicos.
Essas impressões têm impacto direto na relação que o consumidor desenvolve com a marca. Quanto maior o impacto sobre o cliente, mais profunda será sua relação e o nível de consideração com a empresa:
• O consumidor comprometido considera a marca uma extensão de sua personalidade, tem orgulho de usá-la e a considera importante em sua vida.
• O consumidor amigo se baseia no valor afetivo e não sabe mensurar conscientemente os motivos para gostar da marca.
• O consumidor sem relação afetiva com a marca a consome por costume ou indicação e é avesso a mudanças como portfólio de produtos e preços.
• Os consumidores menos leais se baseiam nas vantagens oferecidas por cada produto para decidir sua compra, e não na relação de confiança ou afetividade construída anteriormente.
A pesquisa de imagem de marca monitora quem são e o que pensam esses consumidores por meio de duas principais frentes: impacto de campanhas publicitárias on-line e off-line e também impacto de impressão de marca pós-consumo. Ela visa identificar pontos fortes e fracos da sua marca e de suas concorrentes, a aceitação ou rejeição de seus materiais publicitários e, claro, oportunidades a serem exploradas junto a clientes e futuros clientes.
Na etapa qualitativa da pesquisa de imagem, são avaliadas as reações emocionais dos stakeholders em relação à marca ̶ estimuladas ou não. Métodos como focus group e experiência de uso são bastante utilizados nessa etapa. Na quantitativa, essas reações são classificadas e cruzadas para se chegar a um diagnóstico exato da situação da marca em seu segmento. Dessa forma, é possível ter respostas exatas sobre como a marca é percebida pelo consumidor, quais valores desta têm mais efeito sobre ele e com que frequência ela é lembrada, assim como seus pontos fracos e diferenciais competitivos em relação aos seus concorrentes.
Criar impressões positivas alinhadas aos valores e à missão de uma marca é essencial para se manter relevante no mercado hoje. Acesse e entenda como definir seu posicionamento é essencial para o fortalecimento da sua imagem.
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