O que diz a identidade da sua marca e como ela é lembrada? Quais os benefícios funcionais e emocionais que ela oferece? Os insights gerados pela pesquisa de imagem de marca apontam respostas para essas questões. É importante saber como a marca que você gerencia quer ser lembrada e se ela está transmitindo sua missão e seus valores centrais por meio de campanhas publicitárias, gestão e relação com seus clientes.
Como consequência da velocidade e da abrangência que os meios de comunicação têm hoje, o mercado e a economia estão cada vez mais diversificados em questão de segmentos e canais de venda, mas ao mesmo tempo similares em questão de oferta de produtos. Independentemente do segmento em que uma marca atue, ter uma relação com o consumidor que extrapole o próprio consumo do produto ou serviço oferecido é indispensável para mantê-la relevante. Dessa forma, a principal questão é: como fazer uma marca se destacar num cenário tão competitivo?
Antes de tudo, é importante saber que a imagem deixada por uma marca vai muito além dos tradicionais anúncios institucionais ̶ sem desmerecer sua importância, é claro. Ela começa no impacto subjetivo de uma campanha em um primeiro contato e se estende até a relação de afeto pós-compra, que gera as mais variadas impressões nos seus públicos.
Essas impressões têm impacto direto na relação que o consumidor desenvolve com a marca. Quanto maior o impacto sobre o cliente, mais profunda será sua relação e o nível de consideração com a empresa:
• O consumidor comprometido considera a marca uma extensão de sua personalidade, tem orgulho de usá-la e a considera importante em sua vida.
• O consumidor amigo se baseia no valor afetivo e não sabe mensurar conscientemente os motivos para gostar da marca.
• O consumidor sem relação afetiva com a marca a consome por costume ou indicação e é avesso a mudanças como portfólio de produtos e preços.
• Os consumidores menos leais se baseiam nas vantagens oferecidas por cada produto para decidir sua compra, e não na relação de confiança ou afetividade construída anteriormente.
A pesquisa de imagem de marca monitora quem são e o que pensam esses consumidores por meio de duas principais frentes: impacto de campanhas publicitárias on-line e off-line e também impacto de impressão de marca pós-consumo. Ela visa identificar pontos fortes e fracos da sua marca e de suas concorrentes, a aceitação ou rejeição de seus materiais publicitários e, claro, oportunidades a serem exploradas junto a clientes e futuros clientes.
Na etapa qualitativa da pesquisa de imagem, são avaliadas as reações emocionais dos stakeholders em relação à marca ̶ estimuladas ou não. Métodos como focus group e experiência de uso são bastante utilizados nessa etapa. Na quantitativa, essas reações são classificadas e cruzadas para se chegar a um diagnóstico exato da situação da marca em seu segmento. Dessa forma, é possível ter respostas exatas sobre como a marca é percebida pelo consumidor, quais valores desta têm mais efeito sobre ele e com que frequência ela é lembrada, assim como seus pontos fracos e diferenciais competitivos em relação aos seus concorrentes.
Criar impressões positivas alinhadas aos valores e à missão de uma marca é essencial para se manter relevante no mercado hoje. Acesse e entenda como definir seu posicionamento é essencial para o fortalecimento da sua imagem.
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Check out older posts:
Register to receive our blog posts