Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

HUMANOS E COMPUTADORES NO MERCADO DE TRABALHO

05-12-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A automatização de tarefas não é novidade: máquinas são usadas nas indústrias para agilizar os meios de produção e novos sistemas surgem para facilitar serviços diversos. No entanto, a substituição de humanos por computadores é um fator preocupante para muitos profissionais.

Uma nova pesquisa realizada pela Deloitte e a Universidade de Oxford sugere que 10 milhões de ocupações poderiam ser substituídas por tecnologia no Reino Unido nos próximos 20 anos, com um em cada três em risco.

Segundo a pesquisa, tarefas repetitivas e com menor remuneração estão mais propensas a desaparecer, sendo que quem recebe até 30 mil libras por ano tem cinco vezes mais chances de perder o emprego do que os profissionais que ganham 100 mil libras por ano.

O relatório ainda estimou os setores que mais seriam afetados pela tecnologia. Quem trabalha com administração, vendas, transportes, construção ou mineração tem grande risco de perder o posto. Já os que ocupam cargos em computação, engenharia, ciência, artes e mídia, direito, educação, saúde e serviços financeiros ainda não precisam se preocupar.

Outro estudo feito pelo CareerBuilder ainda revela que essa tendência também ocorre nos Estados Unidos, onde uma em cada cinco empresas já substituíram seus funcionários por sistemas automatizados. Em companhias com mais de 500 empregados, esse número chega a 30%.

De acordo com o levantamento, 257 ocupações tiveram queda na demanda por trabalho desde o ano de 2002, o que representa um terço de todos os empregos nos EUA.

Porém, enquanto alguns cargos são eliminados, novas oportunidades podem surgir: segundo o CareerBuilder, a grande maioria das companhias (68%) que substituíram seus funcionários pela automatização afirmaram que a adoção de novas tecnologias resultou na criação de novas posições em suas firmas. E 35% das empresas que dispensaram trabalhadores afirmaram ter aberto mais vagas do que tinham antes da automatização.

A internet também impactou uma série de áreas no mercado de trabalho. Agentes de viagem, por exemplo, perderam mais de 38 mil empregos entre 2002 e 2014 conforme vários serviços online que automatizam esses processos foram lançados nos últimos anos. Esse número representa uma queda de 34% em um campo que paga 16,17 dólares por hora.

Em compensação, nesse mesmo período os cargos de desenvolvedores de software e desenvolvedores web cresceram em 195 mil nos EUA, pagando 43 dólares por hora.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog