Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

“HORAS EXTRAS” É O MAIOR MOTIVO DE PROCESSOS CONTRA EMPRESAS

30-05-2016
Postado por admin em Innovare

As relações de trabalho no Brasil são tema de diversos debates e ações trabalhistas. Informações coletadas pelo Departamento de Inteligência do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados foram divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e revelam que, em 2015, indenizações por horas extras e danos morais lideraram a lista de processos ajuizados por trabalhadores contra as empresas.

No período, o TST recebeu 208 mil casos novos: cerca de 20% se referiam às horas extras de trabalho, com mais de 40 mil processos; outros 10% representavam ações sobre o intervalo intrajornada, somando mais de 20 mil causas. As indenizações por danos morais representavam cerca de 15% do total de montante do TST, com 30 mil processos.

Porém, todos esses números do ano passado representaram uma queda de 15%, se comparados com o ano de 2014: em 2015, foram recebidos, como mencionado, 208 mil processos de causas trabalhistas. No ano anterior, o número se aproximou de 245 mil.

Também foram reveladas as quantidades por região. O ranking dos campeões em processos trabalhistas novos que chegaram como recurso ao Tribunal Superior do Trabalho é liderado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, que corresponde à cidade de São Paulo, com 36 mil processos. Em seguida aparece o TRT do interior de São Paulo (15ª Região), com quase 30 mil ações. Logo depois temos o TRT de Minas Gerais (3ª Região), com 29 mil.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog