Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A FELICIDADE DOS BRASILEIROS

06-11-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Quase três quartos dos brasileiros mostram-se bastante satisfeitos com as suas vidas, segundo pesquisa do instituto Pew Research Center, realizada em 43 países. Divulgado na semana passada, o levantamento mostra que, dos entrevistados no país, 73% deram notas de 7 a 10 na chamada “escada da vida”, em que 10 representa a melhor situação possível e zero, a pior.

Apenas três países têm um percentual maior de pessoas satisfeitas do que o Brasil – o México, com 79% expressando felicidade com as suas vidas, Israel, com 75%, e a Venezuela, com 74%. No Brasil, 66% dos entrevistados de menor renda se disseram satisfeitos com as suas vidas, percentual que atinge 80% entre os mais ricos.

Os brasileiros mostram mais felicidade em relação à vida familiar, com 86% dos ouvidos pelo Pew atribuindo uma nota igual ou superior a 7 para esse ponto. A saúde e a vida social aparecem depois, com 81%, seguidas pela vida religiosa, com 78%.

Os entrevistados tiveram uma visão menos favorável sobre a segurança dos seus bairros e a qualidade das escolas. Apenas 45% se dizem satisfeitos com o primeiro item e 47%, com o segundo. Já 71% mostram-se contentes com o padrão de vida, enquanto 59% têm uma visão positiva do trabalho atual.

Dos 1.003 entrevistados no Brasil pelo instituto entre 10 e 30 de abril deste ano, 60% disseram ter feito progressos pessoais nos últimos cinco anos, percentual inferior apenas aos 70% de Bangladesh e 66% da China. São números que podem ajudar a entender a reeleição da presidente Dilma Rousseff, apesar do baixo crescimento e da inflação elevada.

Os brasileiros também se mostram otimistas em relação ao futuro, com 72% apostando que estarão melhores daqui a cinco anos. É um numero que só fica atrás dos 81% de Bangladesh, 78% do Senegal e 73% do Quênia.

Questionados sobre aspectos da vida que consideram pessoalmente mais importantes, 87% respondem que é a segurança em relação ao crime, 86% boa saúde e ter uma casa e 83%, boa educação para as crianças. Dinheiro para a velhice é uma prioridade para 71% dos brasileiros. O acesso a internet é tido como mais importante por apenas 34% dos brasileiros, número próximo aos 35% de viagens.

A população dos países avançados exibe mais satisfação do que a dos emergentes, mas os números são próximos. Entre as nações desenvolvidas, 54% se dizem felizes com a vida, percentual que é de 51% entre os países em desenvolvimento. Em 2007, a diferença era maior, com 57% da população dos países avançados mostrando-se contentes e apenas 33% nos emergentes. O Brasil, porém, não fez parte da pesquisa feita em 2007.

Nos EUA, 65% dos entrevistados deram nota igual ou superior a 7 para a sua vida, número que é de 60% na Alemanha e 58% no Reino Unido. Na Grécia, o percentual é de apenas 37%. Entre os emergentes, México, Venezuela e Brasil apresentam o maior grau de contentamento. Na China, 59% se dizem satisfeitos. Os mais pessimistas são os egípcios. Apenas 11% mostram estar felizes com as suas vidas.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog