Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

ESTUDANTES EMPREENDEDORES

26-06-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma pesquisa para descobrir os desejos dos estudantes quanto a empreender e o que eles têm feito para torná-los realidade está sendo realizada pelo Sebrae em parceria com a Endeavor, organização de fomento ao empreendedorismo.

O levantamento, que esteve online até o dia 20 de junho, se destina à estudantes e professores de instituições públicas e privadas de ensino superior. Para professores, foi feito um levantamento específico que pretende avaliar de que forma os professores e as suas instituições de ensino estão apoiando o empreendedorismo nas universidades. Para incentivar os participantes, 10 cursos online de capacitação em negócios foram sorteados entre os respondentes.

A ultima edição de estudo, publicado em 2012, ouviu mais de 6 mil universitários. O levantamento constatou que 60% dos entrevistados têm o sonho de empreender, mas apenas 38,1% dedicam tempo se capacitando para iniciar um negócio. A independência, com 76,7%, é o maior objetivo dos estudantes, seguido do dinheiro (66%), segurança (56%) e as recompensas pessoais (55%).

Os dados revelaram ainda que 44,2% dos potenciais empreendedores cursou uma disciplina ligada a empreendedorismo. E a pesquisa apontou que os jovens não se sentem tão seguros nas atividades mais técnicas. Aproximadamente 34,4% se sentem confiantes ao planejar uma campanha de marketing para um novo produto ou serviço, e 44,8% ao estimar o valor de capital inicial e de giro para abrir um negócio.

Além disso, o aumento de confiança é detectado em 70% dos jovens que já trabalharam em startups, e esse índice pode ser até 10% superior nos alunos que cursaram disciplinas ligadas a empreendedorismo ou participaram de entidades estudantis, como empresas juniores, por exemplo.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog