O processo criativo ainda é um mistério, mas novos estudos já trazem ideias sobre como estimulá-lo: professores da Universidade de Minnesota especulam que espaços excessivamente organizados podem acabar com os estímulos para a criatividade.
A pesquisadora Kathleen D. Vohls escreveu no “New York Times” que as pessoas sujeitas à desordem têm maior tendência a “evitar o convencional e favorecer rumos novos”.
Assim, ela e dois colegas criaram experimentos para testar se um ambiente bagunçado e confuso beneficiava ou não a inovação. As pessoas no experimento que trabalhavam numa sala anarquizada demonstraram mais ideias criativas quando lhes foi pedido que imaginassem novas maneiras de utilizar bolas de pingue-pongue.
“É possível que espaços limpos sejam convencionais demais para permitir que a inspiração flua”, escreveu Vohls.
Outra maneira de estimular o pensamento criativo é estudar música seriamente, de acordo com a pesquisa. Muitas pessoas de sucesso lhe disseram que dominar um instrumento musical as ajudou a abrir a cabeça e aprimorou outras qualidades, como a colaboração, capacidade de ouvir, diferentes maneiras de pensar e a capacidade de ter controle sobre o presente e o futuro simultaneamente.
O que estimula a sua criatividade?
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog