Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

DINHEIRO NO BOLSO

09-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Uma recente pesquisa do Banco Central mostrou que o brasileiro está andando com mais dinheiro no bolso. O levantamento, feito com consumidores e comerciantes de todo o país em cidades com pelo menos 100 mil habitantes, mostrou que o consumidor está pagando mais em dinheiro,  e o motivo disso seria o melhor controle de gastos. O mesmo estudo revela ainda que o salário de metade dos entrevistados não é depositado no banco, e sim recebido em dinheiro depois de um mês de trabalho. 44% dos trabalhadores entrevistados afirmou carregar entre R$ 50 e R$ 100 na carteira.

No comércio, chama a atenção o aumento do uso de cartões de crédito, que passou de 22% em 2010 para 35% no ano passado. Gerentes de estabelecimentos comerciais afirmaram que que a maioria dos clientes dele prefere pagar no cartão pela facilidade de parcelamento.“Diria uns 60% no crédito, 30% no débito e 20% no dinheiro”, afirma o gerente de loja, Jânio Menezes.

Embora as pessoas usem cada vez mais cartão de crédito e de débito para pagar as compras, o dinheiro ainda é a forma mais usada no comércio, segundo a pesquisa. De acordo com os comerciantes, 57% dos consumidores pagam em dinheiro, e para a maioria dos entrevistados, essa é a melhor forma de controlar os gastos. “Eu prefiro pagar sempre em dinheiro. Fico livre de dívidas futuras”, conta o corretor de seguros Lucas Feitosa da Silva.

Para o economista Roberto Piscitelli, outro dado surpreendente da pesquisa é que metade das pessoas ainda recebe o salário em dinheiro.“O que se explica em grande parte pelo nível de renda das pessoas e pelo fato de a maior parte desses recursos ser sacada imediatamente, e ser gasta quase que imediatamente e ser destinada primordialmente ao consumo, sobretudo aos bens do consumo imediato”, ressalta o economista Roberto Piscitelli.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog