Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

DEPRESSÃO E O SETEMBRO AMARELO

14-09-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Você já teve depressão? Apesar de, segundo a Organização Mundial da Saúde, ela ser o transtorno mental com maior número de enfermos no mundo, o assunto ainda é um tabu. Cerca de 350 milhões de pessoas têm depressão, mas muita gente ainda não a encara de uma forma séria.

Porém, não falar sobre a doença não faz com que ela fique menor: no Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas foram diagnosticadas com depressão, e 52% dessas pessoas usam medicamentos para combater a doença (IBGE). 11,8% dos pacientes diagnosticados sofrem de severas limitações em sua vida pessoal por conta da doença, como não conseguir trabalhar. O Rio Grande do Sul apresenta os maiores índices da doença no país – 13,2% dos maiores de 18 anos. O Pará é o estado que apresenta o menor índice do transtorno depressivo: 1,6% dos adultos.

De acordo, ainda, com um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a depressão ocorre mais em mulheres e em pessoas com baixa escolaridade. Incide mais em tabagistas (6,1%), hipertensos (7,5%) e pessoas com doenças no coração (14%).

Segundo o Datasus, o número de mortes relacionadas à depressão aumentou cerca de 705% no Brasil. Entre essas mortes, estão também os suicídios, que, por ainda serem um tema tabu em todo o mundo, muitas vezes não aparecem nos atestados de óbitos. Os números de casos só aumentam: entre os anos de 1996 e 2012, por exemplo, o número de suicídios no país passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período (uma média de 28 mortes por dia).

É por causa desses números que, desde 2014, existe no Brasil uma campanha para prevenção do suicídio: o Setembro Amarelo. Tal campanha foi trazida ao país pelos órgãos CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e sua missão é falar sobre as causas do suicídio e ajudar pessoas com depressão a procurarem ajuda. Há diversas manifestações em prol da causa em todo o Brasil, como caminhadas e passeios ciclísticos em locais públicas.

Você conhece alguém que está precisando de ajuda? Saiba mais sobre esse movimento.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog