Você já teve depressão? Apesar de, segundo a Organização Mundial da Saúde, ela ser o transtorno mental com maior número de enfermos no mundo, o assunto ainda é um tabu. Cerca de 350 milhões de pessoas têm depressão, mas muita gente ainda não a encara de uma forma séria.
Porém, não falar sobre a doença não faz com que ela fique menor: no Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas foram diagnosticadas com depressão, e 52% dessas pessoas usam medicamentos para combater a doença (IBGE). 11,8% dos pacientes diagnosticados sofrem de severas limitações em sua vida pessoal por conta da doença, como não conseguir trabalhar. O Rio Grande do Sul apresenta os maiores índices da doença no país – 13,2% dos maiores de 18 anos. O Pará é o estado que apresenta o menor índice do transtorno depressivo: 1,6% dos adultos.
De acordo, ainda, com um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a depressão ocorre mais em mulheres e em pessoas com baixa escolaridade. Incide mais em tabagistas (6,1%), hipertensos (7,5%) e pessoas com doenças no coração (14%).
Segundo o Datasus, o número de mortes relacionadas à depressão aumentou cerca de 705% no Brasil. Entre essas mortes, estão também os suicídios, que, por ainda serem um tema tabu em todo o mundo, muitas vezes não aparecem nos atestados de óbitos. Os números de casos só aumentam: entre os anos de 1996 e 2012, por exemplo, o número de suicídios no país passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período (uma média de 28 mortes por dia).
É por causa desses números que, desde 2014, existe no Brasil uma campanha para prevenção do suicídio: o Setembro Amarelo. Tal campanha foi trazida ao país pelos órgãos CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e sua missão é falar sobre as causas do suicídio e ajudar pessoas com depressão a procurarem ajuda. Há diversas manifestações em prol da causa em todo o Brasil, como caminhadas e passeios ciclísticos em locais públicas.
Você conhece alguém que está precisando de ajuda? Saiba mais sobre esse movimento.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog