Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

DEMISSÕES NAS INDÚSTRIAS

26-09-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, divulgado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi-SP), revela que uma em cada cinco pequenas indústrias paulistas, ou seja, 20%, pretende demitir trabalhadores.

Segundo o Simpi-SP, o índice é 9 pontos percentuais acima do registrado na rodada anterior, que foi de 11%, e é o segundo maior já registrado desde março de 2013, sendo inferior apenas a maio deste ano, quando 25% pretendiam demitir.

De acordo com a pesquisa, 39% das pequenas indústrias dispõem do montante exato de que precisam de capital de giro. Na média geral, quando analisados micros e pequenas em conjunto, esse número sobe para 44%, o mais baixo registrado pela série histórica.

Para ter acesso a mais capital de giro, 34% dos micros e pequenos industriais de São Paulo recorreram às linhas de crédito para pessoa jurídica, mesmo índice registrado na pesquisa anterior e 5 pontos percentuais a menos do que o observado no mesmo período do ano passado. O volume de empresários que recorrem ao cheque especial atingiu o patamar de 14%, ante 11% registrado em agosto de 2013.

No mês de agosto houve uma pequena elevação na taxa de investimento em máquinas, equipamentos, reforma ou ampliação do espaço físico: de 13% para 16%. Apesar do movimento de pequena elevação, o resultado é 10% inferior ao mesmo período de 2013 (26%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 28 de agosto, com 313 micros e pequenas indústrias paulistas. São consideradas micro as indústrias que empregam até nove funcionários, e pequenas, de 10 a 50 trabalhadores registrados.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog