Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

CONHEÇA AS VANTAGENS DA ETNOGRAFIA PARA SEU NEGÓCIO

17-09-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Você já ouviu falar na etnografia?

Todo comportamento humano tem aspectos econômicos, políticos, sociais, psicológicos e culturais que só fazem sentido quando são relacionados à sociedade em que estão inseridos. Imagine, por exemplo, explicar em palavras a um extraterrestre o porquê de um beijo nos lábios ser uma expressão de afeto enquanto mostrar a língua é considerado um gesto de irreverência. Complicado, não é?

A pesquisa etnográfica é uma maneira de se compreender os hábitos e costumes de um determinado público ao se inserir nele. Ou seja: no lugar de explicar com palavras ao extraterrestre o significado de alguns gestos, ele se introduz na sociedade e observa de perto nossas práticas e vivências. Dessa forma, o entendimento se faz por meio da imersão, e não do discurso de terceiros.

Se a intenção de um estudo é investigar a natureza de um fenômeno social — manifestações políticas, satisfação com um serviço, aceitação e utilização de um produto –, a pesquisa etnográfica oferece informações diferenciadas e aprofundadas.

Com essas informações em mãos, é possível desenhar de forma mais orientada a criação e o desenvolvimento de produtos, estratégias e serviços mais adequados a cada público, além de orientar caminhos de comunicação e de posicionamento mais efetivos.

Clique aqui e entre em contato conosco para entender mais sobre como a pesquisa etnográfica pode ajudar seu negócio a conhecer melhor seus consumidores.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog