Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

CAPA DA INVISIBILIDADE

20-01-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Pesquisadores americanos descobriram uma espécie de “capa da invisibilidade” que os humanos podem usar pra não serem notados por mosquitos.

Por menores que sejam, os mosquitos podem se tornar um grande incômodo. Mas mais do que isso, eles são transmissores de doenças potencialmente fatais, como a malária, a dengue ou a febre amarela. Por isso, pode ser tão importante a descoberta de uma substância que não permite aos insetos detectar os cheiros humanos.

As fêmeas de mosquitos – que atacam mais frequentemente -, não se alimentam de sangue, mas precisam dele pra uma proteína que lhes permite produzir ovos férteis. Elas conseguem sentir o odor humano a uma distância de até 30 metros.

Pesquisadores americanos, que apresentaram resultados no Encontro Nacional Sociedade de Americana de Química, realizado nos Estados Unidos, fizeram experimentos com uma gaiola, lançando diversas substâncias químicas da pele humana pra ver quais atraíam o maior número de insetos. O ácido lático, comum no suor, atraiu cerca de 90%, enquanto outras substâncias não geraram qualquer reação da parte dos mosquitos.

A juntar às descobertas, os pesquisadores verificaram que um determinado composto na pele humana bloqueia o olfato de mosquitos, o que explicaria por que umas pessoas são mais picadas que outras. A partir daqui, podem ser dados grandes passos na produção de repelentes, cosméticos, loções ou mesmo roupas que incluam essas substâncias.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog