Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

CAMINHANDO POR SÃO PAULO

11-11-2013
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Mas uma iniciativa pioneira em São Paulo pode ajudar a melhorar a vida do pedestre. Pela primeira vez, um bairro da cidade vai testar a aplicação do conceito “walkability”. A ação, que aconteceu no último sábado na Vila Madalena, procura responder a uma pergunta principal: o quão bom o bairro é para o pedestre?

O programa consistiu em uma caminhada com moradores ou visitantes para medir diversos aspectos que fazem um bairro ser bom para o pedestre, e também busca informações para responder questões importantes sobre qualidade de vida nas cidades. Apesar de ser um dos bairros mais “cool” da cidade, com gente andando a pé e se encontrando nas ruas e praças, a Vila Madalena também tem problemas. Suas ruas inclinadas acumulam degraus nas calçadas, buracos e outros obstáculos para o caminhante, e os bares fazem com que as ruas estejam sempre lotadas de carro, com pouco espaço para um agradável e seguro ir e vir.

A partir dessa expriência, será montado um relatório que ficará à disposição dos moradores e dos gestores públicos. Essa metodologia também pode ser aplicada em outros bairros da cidade. A ideia é engajar, principalmente, a comunidade local, uma vez que são os moradores que mais sabem sobre os altos e baixos de seus bairros.

Com a iniciativa, São Paulo passa a integrar o “Global Conversation”, um projeto da Fundação Jane’s Walk do Canadá, que aplica a Metodologia “Walkabilty”. Também participam do Global Conversation as cidades de Toronto, Victoria, Cidade do México, Guadalajara, Tel Aviv, Johanisbourg, Calcutá, Ljbljana e Istambul.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog