Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BULLYING NO BRASIL

26-12-2013
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A maior parte dos alunos de oito escolas públicas da Grande Florianópolis convive com bullying, drogas e violência doméstica. O percentual é de 82%. A constatação é resultado de uma pesquisa realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC). Segundo a Comissão OAB Vai à Escola, há pouca participação dos pais na vida escolar dos filhos e falta uma política pública em prol dos alunos.

O perfil resultou de questionário realizado com 552 alunos de oito escolas e 47 professores de seis escolas. A pesquisa revelou que 82% dos alunos convivem com bullying e grande parte já foi ou ainda é vítima de agressão.

Em 52% dos casos, a atitude é tomada pelos colegas, em 24% na comunidade, 21% na família e 11% pelos professores. Os principais motivadores da agressão apontados pelos alunos, na comunidade escolar, foram: físicos (41%), sexuais (30%), culturais (13%), religiosos (11%), familiares e intelectuais (8%), e econômicos e étnicos (5%).

Para incentivar a realização de projetos que melhorem as condições de ensino na rede pública municipal e estadual, a Comissão criou o Prêmio Escola Exemplo 2014, que irá reconhecer ações positivas no âmbito escolar. “Nas atividades com as escolas, muitas informações puderam ser obtidas e problemáticas identificadas, mas ainda há muito a ser investigado. O concurso premiará iniciativas positivas das escolas, visto que as mazelas na educação já são tão evidentes”, disse a presidente da Comissão, Ana Paula Travisani.

Na pesquisa, 89% dos professores afirmaram que poucos pais são presentes na escola, 79% responderam que os alunos são pouco participativos e 51% disseram que o poder público não costuma atender aos pedidos da escola. As principais vulnerabilidades detectadas são a situação familiar de violência doméstica e o uso de drogas pelos pais e responsáveis (62%) e alunos (45%).

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog