Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

AS BIBLIOTECAS BRASILEIRAS

07-03-2016
Postado por admin em Innovare

Você frequenta bibliotecas públicas? Segundo o Instituto Pró-Livro, 76% dos brasileiros não têm esse costume. Os motivos são os mais variados: falta de conhecimento sobre os espaços, acesso difícil a eles ou a ideia de que os acervos estão desatualizados.

O Brasil tem, em média, uma biblioteca pública para cada 33 mil pessoas, de acordo com dados do Ministério da Cultura. Dentre todos os estados, o Tocantins é o que apresenta o maior número de acervos públicos de livros por habitantes: uma para cada 10.483 pessoas. A Paraíba aparece em segundo lugar, com uma biblioteca para 17.094 habitantes.

Já o Rio de Janeiro e o Distrito Federal apresentam os piores números em termos de bibliotecas públicas por habitante: uma para cada 110.603 e uma para 75.339 pessoas, respectivamente. Já em relação às regiões brasileiras, o maior número absoluto de bibliotecas está concentrado na região Sudeste: 1.968 no total. Em segundo lugar, vem a região Nordeste, com 1.873 acervos públicos de livros, seguida pelas regiões Sul (1.263), Norte (525) e Centro-Oeste (519).

Em relação às livrarias no país, os números são um pouco diferentes: de acordo com dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL), 55% estão na região sudeste, 19% no Sul e apenas 16% na região Nordeste. O Rio de Janeiro (RJ) possui 252 livrarias – uma loja para cada 24.865 habitantes. A capital brasileira com o maior número de livrarias por habitantes é Belo Horizonte (MG) – uma para cada 13.848 pessoas. Já em relações às bibliotecas públicas, Minas Gerais conta com uma para cada 23.035 habitantes.

Com o aumento do consumo de conteúdo pela internet, os livros digitais também vêm ganhando espaço. Entenda como essa forma de leitura vem impactando o mercado.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog