Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

02-07-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

As questões que envolvem as políticas de saúde pública no Brasil sempre estão pautadas na mídia. Seja por avanços ou críticas, é um tema que está diretamente ligado com a população brasileira, que mesmo não sendo integralmente dependente do SUS, também mede sua qualidade de vida através dos serviços públicos e da acessibilidade a eles.

Hoje é o dia do hospital, e o Barômetro Innovare foi motivado por essa data para monitorar o tema da saúde pública no Brasil, entre os dias 26/06 e 01/07. Entre as publicações que analisamos no Twitter, a grande maioria (60%) se mostrou negativa ao tema, ou seja, teceu críticas à saúde pública. 28% das publicações mostraram elogios ao assunto.

Gráfico- Sentimento Geral

Gráfico- Público Geral

A maior parte das postagens que se posiciona de forma negativa em relação ao tema relata maus tratos em hospitais da rede pública, e também afirma que o governo federal é o principal culpado do estado do SUS. As publicações sobre o abuso das drogas lícitas (como o álcool) e ilícitas (como o crack) mencionaram a necessidade das mesmas serem colocadas como problemas de saúde pública.

Já as menções positivas falam sobre as realizações do SUS que beneficiaram as comunidades locais, como o aumento do acesso ao tratamento do HIV e também elogios ao Sistema Único de Saúde, ressaltando ser um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Houve, ainda, a comparação com os sistemas de outros países, como o norte-americano e o cubano.

Gráfico de Tags

Os homens tiveram mais postagens com reclamações (70,3%) que as mulheres (63,3%), e São Paulo foi o estado brasileiro que mais falou sobre o assunto, mostrando também muitas críticas ao tema em suas postagens (64,9%). Dos três estados que mais elogiaram do que criticaram o SUS em suas postagens, dois são da região nordeste – Rio grande do Norte (93,3%) e Bahia (100%)- e um do Norte: o Acre (100%).

Gráfico- Sentimento por estados

Dos assuntos comentados, alguns também foram escritos em tom de humor (em forma crítica ou não), como os relatos dos maus tratos em hospitais públicos.

Gráfico de Humor

E você, o que pensa sobre a saúde pública no Brasil? Participe, deixe aqui seu comentário.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog