Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: POR QUE DILMA MUDOU DE IDEIA E PENSA EM ENTREGAR O CANECO

01-07-2014
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

Em uma postagem anterior do Barômetro Innovare, discutíamos a existência de um alívio em relação à mudança de humor da população para com a Copa do Mundo. De fato, o conteúdo das citações nas redes sociais mudou de direção depois do início do Mundial.

Antes do início da Copa do Mundo, o conteúdo medido era francamente desfavorável para o governo Dilma, e favorável para os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos. Com uma grande diferença: Dilma apresentava, de 01 junho até dia 10, um volume de citações 8 vezes maior do que Aécio Neves e 47 vezes maior do que Eduardo Campos. Nesse período, a presença da Presidente Dilma nas redes de relacionamento era sinônimo de críticas e de conteúdo muito negativo. Veja, na tabela abaixo, a classificação do conteúdo medido, no período, para os três principais candidatos:

tabela01

Com o início da Copa, a Innovare começou a monitorar os temas “Copa do Mundo” e “Dilma”. Observe, na tabela abaixo, como os resultados se tornam mais positivos para a Presidente Dilma.

tabela02

tabela03

Durante a Copa do Mundo, todo o país encontra-se profundamente monitorado pelo governo federal, inclusive as redes de relacionamento social.  Seguramente, o governo possui números semelhantes aos aqui apresentados e, assim, percebe a possibilidade de que a Presidente possa comparecer à final e entregar a taça para o vencedor da Copa no Maracanã e não ser recebida pelos torcedores como na abertura da competição em São Paulo.

É bom lembrar que esses dados não significam mudança no quadro eleitoral; a eleição durante a Copa do Mundo se encontra encapsulada em um hiato de tempo.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog