A pauta da sustentabilidade e do aproveitamento consciente dos nossos recursos naturais está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Dentro destes temas, o desmatamento se destaca por ser um dos grandes problemas ecológicos no Brasil: tanto pelo uso de terras pela pecuária e urbanização quanto pela preservação necessária da fauna e flora brasileiras. O desmatamento de árvores, principalmente da floresta amazônica, tem sido alvo de dados contraditórios: o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por exemplo, indicou que o ritmo do desmatamento diminuiu 25% entre 1990 e 2010. Já outro estudo, da Universidade de Maryland (EUA), questiona esse último: afirma que a taxa anual de desmatamento durante o mesmo período foi 62% mais alta do que na década anterior. Hoje (21/09), comemora-se o Dia da Árvore. Com isso, a necessidade de preservação das florestas brasileiras vem sendo muito falada nas redes sociais, e caiu no radar do Barômetro Innovare. Monitoramos então, entre os dias 16 e 18/09, como o tema desmatamento vem sendo falado pelos usuários no Twitter. No nosso monitoramento, consideramos negativas as publicações que se mostraram contrárias ao tema, ou seja, contra o desmatamento, e positivas as que se mostraram favoráveis ao desmatamento. 77,5% das publicações foram negativas, enquanto 22,5% foram positivas.
As postagens neutras, por não terem aparecido muito em nosso monitoramento, foram consideradas percentualmente inexpressivas (0,0%). Os homens foram os que mais falaram (43,5% das publicações), e se mostraram mais contrários (81,5%) ao desmatamento do que as mulheres (40,5% das publicações, sendo 72,5% delas contrárias ao tema), enquanto as postagens feitas por empresas também se mostraram bastante desfavoráveis ao tema: 82,6% das publicações. As publicações vindas de veículos midiáticos e das empresas apresentaram um pequeno percentual neutro: 2,3% e 2,7%, respectivamente.
O único estado brasileiro que apresentou expressivamente publicações com conteúdo neutro foi Sergipe (100%). Nove estados se mostraram radicalmente contra (100% das postagens negativas) o desmatamento, e três deles estão localizados na região norte do país, onde se concentra a floresta Amazônica: Acre, Amazonas e Rondônia.
Os assuntos mais comentados nas publicações analisadas mencionaram tanto fatos otimistas – como a redução do desmatamento no Brasil ter melhorado a qualidade do ar e salvado vidas – quanto de alerta, como o desmatamento e má utilização do solo terem influenciado no armazenamento de água da Cantareira. As postagens analisadas como favoráveis ao tema falam sobre o desmatamento ter contribuído para a crise financeira no Brasil, mas sempre afirmando a necessidade da indústria de explorar as florestas para se manter. O manifesto criado por ongs brasileiras, chamado #DesmatamentoZero, também foi muito citado, junto com alertas como as espécies animais que estão sendo dizimadas como consequência do desmatamento.
E você, acha que o desmatamento deveria ser mais debatido no Brasil? Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócio, clique aqui e entre em contato conosco.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog