Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: O DESEMPREGO NO BRASIL

30-10-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

Notícias de demissões em massa e o medo do desemprego têm aparecido com frequência nas mídias impressas e online – canais de notícias e redes sociais. O tema, então, caiu no radar do Barômetro Innovare, que investigou o que os usuários estão comentando sobre ele no Twitter para descobrir o que os brasileiros estão falando sobre o desemprego.

De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a taxa trimestral de desemprego no Brasil ficou em 8,7% em agosto desse ano – o que mostra um crescimento em relação ao mesmo período em 2014: 6,9%. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre os jovens (com idade entre 15-24 anos), a previsão para este ano da mesma taxa ultrapassa a média mundial de 13,1%: 15,5%.

No nosso monitoramento, consideramos como negativas as publicações com opiniões pessimistas em relação ao desemprego (que creem que ele vem crescendo/tende a aumentar). Como positivas, as postagens com opiniões otimistas em relação ao tema: acham que o desemprego no Brasil está sob controle, não corre o risco de avançar e o compara com países onde este índice está maior.

As postagens negativas mencionaram principalmente uma questão polêmica do Enem 2015, que afirma ser a globalização a causa do desemprego, discordando dela. Mencionam, também, que o desemprego tem relação direta com o cenário econômico brasileiro, citando também outros problemas de origem socioeconômicas do país. Já as publicações positivas afirmam que o desemprego é uma causa natural da globalização, e também relativizam a situação do Brasil em relação a outros países, afirmando que o país se encontra melhor do que muitos países cujos governos têm posições políticas à direita.

Assuntos mais comentados

A maior parte das postagens (83,6%) foram analisadas como negativas, enquanto 8,7% foram analisadas como positivas e 7,7% como neutras em relação ao tema. As empresas (3,5%) foram os usuários que se posicionaram com o menor teor negativo: 50,2%. Já os homens (63,5%) se mostraram ligeiramente mais pessimistas do que as mulheres (24,5%): 85,6% com teor negativo deles, enquanto as postagens delas apresentaram 84,6% de postagens negativas.

Sentimentos das postagens

Públicos que falaram sobre o tema

Sentimento por público

De acordo com dados do governo, em agosto o Sudeste foi a região que teve o maior número de vagas a menos: 54.190. O Nordeste, por sua vez, foi a região que registrou o maior número de criação de empregos: 893 novas vagas.

Entre os estados brasileiros, o Mato Grosso foi o único a apresentar publicações totalmente (100%) otimistas em relação ao desemprego no Brasil. Já Rio Grande do Sul, Alagoas, Goiás, Piauí, e Amapá foram alguns dos estados que apresentaram publicações totalmente pessimistas (100%) em relação ao tema.

Publicações por estados brasileiros

E você, o que acha sobre o desemprego no Brasil?

Para saber mais sobre como realizamos os monitoramentos do Barômetro Innovare e como conhecer a opinião pública pode impactar seu negócioclique aqui e entre em contato conosco.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog