Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: INFLAÇÃO NO BRASIL

27-05-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

Você está sentindo os efeitos da crise econômica no seu cotidiano?

O Barômetro Innovare identificou a inflação como um dos tópicos mais comentados pelos brasileiros no Twitter. Monitoramos, entre os dias 18 e 21/05, como este assunto está sendo abordado pelos usuários.

Classificamos as publicações pessimistas e otimistas sobre o tema como negativas e positivas, além de neutras, que foram as que não se posicionaram sobre o assunto. As opiniões quase empataram: enquanto as menções negativas somaram 44,6%, as positivas somaram 40,7%. Os homens (48,6%) falaram mais sobre o assunto, enquanto a imprensa (23,7%) falou ligeiramente mais do que as mulheres (21,8%). As empresas (7,7%) também falaram sobre o tema.

Os homens se mostraram mais pessimistas sobre a inflação no Brasil do que mulheres. Já a imprensa se mostrou bastante otimista em relação ao tema (71,7%), enquanto as empresas se mostraram mais pessimistas quanto ao assunto (48,6% de menções negativas).

Já nas publicações ao redor do mundo, os Estados Unidos e a Espanha foram os países que mais comentaram sobre o tópico: em termos dos sentimentos das postagens, a Espanha se mostrou mais otimista do que os Estados Unidos. Dentro do Brasil, São Paulo foi o estado que mais falou sobre o assunto, enquanto o Rio Grande do Norte foi o que menos comentou. Ambos se mostraram quase que totalmente divididos em suas opiniões.

Os dois tópicos mais mencionados nas postagens avaliadas divergiram entre si: a perda da força da inflação no aluguel em maio e a ampliação pelo mercado da inflação para 8,31% neste ano. A maior parte dos usuários tendeu mais a culpar do que defender o governo federal. Em suas postagens, também alegaram que alta de preços de serviços e produtos no geral prejudica a popularidade da Dilma. Ao mesmo tempo em que se mostram pessimistas, temerosos pela alta do desemprego e impacto da crise em seu consumo cotidiano, também citam previsões otimistas a curto e médio prazo.

Nestas previsões, eles apontam que a inflação é um momento passageiro e que não afetará tanto o país e sua economia à longo prazo.

Confira os dados abaixo:

Teor das publicações:

Gráfico- Sentimento Geral

Quem falou sobre o assunto:

Gráfico- Público Geral

Teor das postagens por público:

Gráfico- Empresa Gráfico- Feminino Gráfico- Imprensa Gráfico- Masculino

Sentimento das postagens por países:

Gráfico- Sentimento por Países

Sentimento das postagens por estados:

Gráfico- Sentimento por Estados

Assuntos mais comentados dentro do tema:

Gráfico de Tags

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog