Você está sentindo os efeitos da crise econômica no seu cotidiano?
O Barômetro Innovare identificou a inflação como um dos tópicos mais comentados pelos brasileiros no Twitter. Monitoramos, entre os dias 18 e 21/05, como este assunto está sendo abordado pelos usuários.
Classificamos as publicações pessimistas e otimistas sobre o tema como negativas e positivas, além de neutras, que foram as que não se posicionaram sobre o assunto. As opiniões quase empataram: enquanto as menções negativas somaram 44,6%, as positivas somaram 40,7%. Os homens (48,6%) falaram mais sobre o assunto, enquanto a imprensa (23,7%) falou ligeiramente mais do que as mulheres (21,8%). As empresas (7,7%) também falaram sobre o tema.
Os homens se mostraram mais pessimistas sobre a inflação no Brasil do que mulheres. Já a imprensa se mostrou bastante otimista em relação ao tema (71,7%), enquanto as empresas se mostraram mais pessimistas quanto ao assunto (48,6% de menções negativas).
Já nas publicações ao redor do mundo, os Estados Unidos e a Espanha foram os países que mais comentaram sobre o tópico: em termos dos sentimentos das postagens, a Espanha se mostrou mais otimista do que os Estados Unidos. Dentro do Brasil, São Paulo foi o estado que mais falou sobre o assunto, enquanto o Rio Grande do Norte foi o que menos comentou. Ambos se mostraram quase que totalmente divididos em suas opiniões.
Os dois tópicos mais mencionados nas postagens avaliadas divergiram entre si: a perda da força da inflação no aluguel em maio e a ampliação pelo mercado da inflação para 8,31% neste ano. A maior parte dos usuários tendeu mais a culpar do que defender o governo federal. Em suas postagens, também alegaram que alta de preços de serviços e produtos no geral prejudica a popularidade da Dilma. Ao mesmo tempo em que se mostram pessimistas, temerosos pela alta do desemprego e impacto da crise em seu consumo cotidiano, também citam previsões otimistas a curto e médio prazo.
Nestas previsões, eles apontam que a inflação é um momento passageiro e que não afetará tanto o país e sua economia à longo prazo.
Confira os dados abaixo:
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog