Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

APPrimorando suas compras!

23-04-2013
Postado por Paulo Savaget em Inovação e Desenvolvimento Sustentável

*Paulo Savaget, sócio da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e responsável pelos projetos de inovação e sustentabilidade da empresa, é autor desse texto, exclusivo para o Sem Escala.

Nas discussões de sustentabilidade ambiental, a inovação ocupa um lugar central. Isso porque a inovação está intrinsecamente conectada à mudança; e os discursos de sustentabilidade explicitaram que a sociedade não pode seguir os mesmos caminhos tecnológicos e comportamentais dos séculos passados. Portanto, surge a importância de gerar novos produtos, serviços, processos produtivos e modelos de negócio que sejam mais ambientalmente responsáveis.

Curiosamente, vários estudos demonstraram que as fontes de pressão para que as empresas se tornem mais eco-inovadoras vêm de acionistas, investidores, colaboradores internos ou dos fornecedores. O comportamento dos consumidores praticamente não influencia o posicionamento ambiental das empresas.

De fato, empresas de varejo realizaram pesquisas sobre o comportamento dos consumidores e notaram que o aspecto ambiental não é expressivamente levado em consideração na escolha dos produtos: o motivador das escolhas, quase soberanamente, é o preço. Além disso, existe grande falta de informação sobre as alternativas existentes, além de várias “lendas” sobre custo-benefício. Uma dessas lendas é que o produto maior rende mais. Por exemplo, na hora de comprar produtos de limpeza, as pessoas tendem a escolher aqueles que vêm em embalagens grandes, embora geralmente rendam menos do que as alternativas menores, solúveis em água. Como resultado, selecionam produtos que geram mais resíduos sólidos e emissões de carbono. E ainda carregam um produto mais pesado para casa, enquanto poderiam levar um mais leve, de preço similar, que está concentrado e que, ao dissolver em água, rende mais.

Percebendo uma oportunidade de gerar negócios que tornem os consumidores mais conscientes sobre os impactos dos produtos à saúde e em termos socioambientais, vários aplicativos têm sido desenvolvidos por start-ups para tablets, smartphones e para o Facebook.

Um dos mais famosos é o GoodGuide, que desenvolveu uma metodologia de avaliação dos impactos para os mais diversos produtos. Os interessados podem pesquisar no site ou baixar gratuitamente o aplicativo. Lá são dadas notas para cada produto, indicando se possuem substâncias nocivas à saúde, assim como o nível de degradação ambiental e de inclusão social associada à atuação da empresa. Fica aí uma boa dica para aqueles consumidores dispostos a se informar sobre os produtos que levam para casa, avaliando outros critérios de escolha.

Infelizmente, trata-se de uma iniciativa estadunidense: ou seja, vários dos produtos que consumimos no Brasil não foram avaliados. Aliás, o mesmo acontece com outros aplicativos que visam fornecer informações sobre impactos ambientais. Quem sabe empreendedores brasileiros animam de se aventurar por esses caminhos? Eles poderiam se inspirar nos aplicativos abaixo:

  • GreenMeter: avalia a potência e o consumo de combustível do seu automóvel, sinalizando formas de melhorar sua eficiência.
  • JouleBug: um jogo interativo que premia os jogadores por reduzir o desperdício de energia.
  • iRecycle: fornece a localização dos pontos de coleta mais próximas de você que reciclam cada material.
  • iGo Vampire Power Calculator: indica quanto de energia os eletrônicos da sua casa utilizam e quanto isso custa.
  • Light Bulb Finder: sinaliza formas de trocar as lâmpadas convencionais por alternativas equivalentes que mantenham o mesmo estilo, qualidade e que sejam mais eficientes energeticamente.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog