A inteligência de mercado (IM) é um processo pelo qual marcas buscam informações sobre o mercado e os consumidores, organizando e analisando esses dados para compreenderem melhor as tendências, anteciparem oportunidades e estarem prontas para crises ou qualquer outra ameaça que possa atingir a empresa. Muito importante para qualquer negócio, não?
Para conseguir essas vantagens, é preciso analisar os cenários externos e ter uma base firme para a criação de estratégias de atuação e posicionamento. Isto é, a inteligência de mercado auxilia empresas a adotarem uma nova cultura: a do agir às mudanças, em vez de apenas reagir aos acontecimentos. A IM pode ter os seus processos orientados tanto para ações táticas quanto estratégicas. Confira alguns benefícios que fazem dessa atividade um poderoso recurso de marketing:
1. Gera perspectivas do amanhã: conhecer o futuro possibilita uma visão mais ampla do mercado, ou seja, é possível antecipar tendências e, consequentemente, ter subsídios para agir frente às mudanças mercadológicas, em vez de apenas reagir. Assim, as tomadas de decisões ganham mais segurança e força
2. Inova positivamente: a inteligência de mercado é um campo fértil para o desenvolvimento da inteligência competitiva e o desenvolvimento de ações inovadoras. Os estudos dessa área possibilitam que uma marca possa centralizar o esforço para criar tendências e novos nichos de negócio, para que, além das necessidades, uma empresa consiga inovar em seus produtos ou serviços, impactando de forma positiva o seu público-alvo.
3. Estar à frente da concorrência: uma das principais formas de sempre estar à frente no mercado é usar a inteligência mercadológica para análise da concorrência. Esse processo funciona para que se possam conhecer os concorrentes, entender a atuação deles e, de acordo com as informações obtidas, retirar insights para melhorar o desempenho, criando estratégias que possibilitem vantagens à marca.
4. Conquista o consumidor: identifica quais são as principais necessidades dos consumidores, conhece as principais reclamações com relação aos concorrentes e descobre quais pontos a marca pode melhorar para ter um atendimento mais eficaz. Assim, é possível criar estratégias com foco na conquista de um público mais amplo e fidelização daquelas pessoas que já são clientes.
5. Otimiza a comunicação: por meio da IM, é possível melhorar as estratégias de comunicação das empresas, refinando o seu direcionamento e aprimorando a relação com os clientes. Com informações valiosas sobre as principais necessidades de seus consumidores em mãos, as marcas conseguem usar as informações sobre o seu público-alvo para desenvolver e aperfeiçoar o atendimento, a produção e a qualidade de seu relacionamento.
Para colher todos os benefícios que a IM pode proporcionar, é preciso ter em mãos informações estratégicas e de qualidade. Clique e saiba como a pesquisa de mercado consegue os dados necessários para o sucesso de uma marca.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog