Desde 2015, os atentados terroristas voltaram a ser uma grande preocupação dos países ocidentais. As tensões acirradas por questões políticas da Síria, por exemplo, e o crescimento do Estado Islâmico têm aumentado significativamente nos Estados Unidos e em países europeus desde os atentados ao jornal francês Charlie Hebdo.
No dia 22/03, novos ataques aconteceram em território europeu: o aeroporto e uma estação de Bruxelas, na Bélgica, foram atacados por bombas e homens-bomba. A notícia logo saiu em todos os principais canais midiáticos e preocupou pessoas de diferentes lugares do mundo.
Os índices do Google Trends nos mostram como aconteceu essa procura: os atentados aconteceram por volta das 8h15min da manhã em Bruxelas (4h15min em Brasília). Às 04h28min de Brasília, o número de buscas pelos termos “Zeventeem airport” (Aeroporto Zeventeem) e “Brussels” (Bruxelas) tiveram um pico instantâneo de buscas em todo o mundo. Logo em seguida, o termo “Maelbeek” também teve um pico repentino nas buscas do Google: outro ataque havia acontecido, dessa vez em uma estação de metrô.
Ao analisarmos o teor das buscas feitas pelos usuários em Bruxelas, as perguntas mais realizadas nesse período foram (tradução livre): “Como eu saio de Bruxelas?”, “Quantos morreram em Bruxelas?”, “Quem foram as vítimas dos ataques em Bruxelas?”, “Como eu faço para voltar a Bruxelas?” e “Como eu ativo a opção ‘marcou-se como seguro’ no Facebook?”.
Já as perguntas mais realizadas no Google em toda a Bélgica foram (tradução livre): “Quantas pessoas morreram em Bruxelas?”, “O que aconteceu em Bruxelas?”, “Quantos ataques aconteceram em Bruxelas?”, “O que é um lockdown” e “O que quer dizer ameaça de terror nível 4?”.
Fora a Bélgica, entre os países e regiões que mais pesquisaram sobre os ataques estão: Reino Unido, Irlanda, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Canadá. As três cidades que mais pesquisaram sobre os atentados foram Paris (França), Milão (Itália) e Roma (Itália).
Termos relacionados aos atentados também foram destaque entre os assuntos mais buscados no Google mundialmente, e o Estado Islâmico (ISIS) não demorou a reivindicar os ataques em Bruxelas. Às 14h00min de 22/03, os termos “Islã” e “Estado Islâmico do Iraque e do Levante” estavam em 8º lugar entre os temas mais procurados no mundo. Já os termos “Aeroporto de Bruxelas” e “Bruxelas” apareceram em 10º lugar, e o termo “Terrorismo” junto ao termo “Estado Islâmico do Levante” em 11º.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog