Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

COMO O MUNDO PESQUISOU OS ATENTADOS EM BRUXELAS?

24-03-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Desde 2015, os atentados terroristas voltaram a ser uma grande preocupação dos países ocidentais. As tensões acirradas por questões políticas da Síria, por exemplo, e o crescimento do Estado Islâmico têm aumentado significativamente nos Estados Unidos e em países europeus desde os atentados ao jornal francês Charlie Hebdo.

No dia 22/03, novos ataques aconteceram em território europeu: o aeroporto e uma estação de Bruxelas, na Bélgica, foram atacados por bombas e homens-bomba. A notícia logo saiu em todos os principais canais midiáticos e preocupou pessoas de diferentes lugares do mundo.

Os índices do Google Trends nos mostram como aconteceu essa procura: os atentados aconteceram por volta das 8h15min da manhã em Bruxelas (4h15min em Brasília). Às 04h28min de Brasília, o número de buscas pelos termos “Zeventeem airport” (Aeroporto Zeventeem) e “Brussels” (Bruxelas) tiveram um pico instantâneo de buscas em todo o mundo. Logo em seguida, o termo “Maelbeek” também teve um pico repentino nas buscas do Google: outro ataque havia acontecido, dessa vez em uma estação de metrô.

Ao analisarmos o teor das buscas feitas pelos usuários em Bruxelas, as perguntas mais realizadas nesse período foram (tradução livre): “Como eu saio de Bruxelas?”, “Quantos morreram em Bruxelas?”, “Quem foram as vítimas dos ataques em Bruxelas?”, “Como eu faço para voltar a Bruxelas?” e “Como eu ativo a opção ‘marcou-se como seguro’ no Facebook?”.

Já as perguntas mais realizadas no Google em toda a Bélgica foram (tradução livre): “Quantas pessoas morreram em Bruxelas?”, “O que aconteceu em Bruxelas?”, “Quantos ataques aconteceram em Bruxelas?”, “O que é um lockdown” e “O que quer dizer ameaça de terror nível 4?”.

Fora a Bélgica, entre os países e regiões que mais pesquisaram sobre os ataques estão: Reino Unido, Irlanda, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Canadá. As três cidades que mais pesquisaram sobre os atentados foram Paris (França), Milão (Itália) e Roma (Itália).

Termos relacionados aos atentados também foram destaque entre os assuntos mais buscados no Google mundialmente, e o Estado Islâmico (ISIS) não demorou a reivindicar os ataques em Bruxelas. Às 14h00min de 22/03, os termos “Islã” e “Estado Islâmico do Iraque e do Levante” estavam em 8º lugar entre os temas mais procurados no mundo. Já os termos “Aeroporto de Bruxelas” e “Bruxelas” apareceram em 10º lugar, e o termo “Terrorismo” junto ao termo “Estado Islâmico do Levante” em 11º.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog