Façamos as contas: Mark Zuckerberg disse ao anunciar a compra do WhatsApp, que a plataforma caminha para alcançar 1 bilhão de usuários. Se cada uma dessas pessoas pagar a taxa anual de US$ 1 que o aplicativo cobra, levaria ao menos 16 anos para a rede social recuperar os US$ 16 bilhões que investiu – sem contar outros US$ 3 bilhões pagos pelo time de funcionários do WhatsApp.
Essa conta levantou questionamentos sobre esse investimento que, aparentemente, não trará retorno imediato. O mesmo tipo de pergunta feita há dois anos, quando a rede social chocou o mercado ao gastar US$ 1 bilhão pelo Instagram.
A verdade é que Zuckerberg não comprou o WhatsApp (nem o Instagram) para fazer dinheiro diretamente. Adquirir outros serviços sociais contribui em pontos subjetivos, sendo um deles frear o crescimento de quem poderia incomodar futuramente. Basta lembrar que em 2012 a incorporação do Instagram ajudou a empresa a tirar um competidor da frente, estratégia tentada com o Snapchat, mas que fracassou.
O WhatsApp – como fez antes o Instagram – também ajudará a empresa a enriquecer ainda mais o seu já vasto banco de dados. O valor do WhatsApp não está no dólar que as pessoas pagam para usá-lo, e sim na quantidade de dados presentes ali que podem ser usados para montar o perfil dos usuários.
Recentemente o Facebook passou a permitir que os usuários postem como estão se sentindo; mais do que criar um espaço de desabafo, a rede descobrira como fazer com que as pessoas contribuíssem diretamente com seu banco de dados. Na prática, entretanto, os usuários não costumam passar o dia postando sentimentos na rede – mas gastam horas fazendo isso via WhatsApp.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog