Em 2015, monitoramos a opinião pública sobre o tema no Twitter pelo Barômetro Innovare. Das postagens avaliadas, 60,4% se posicionaram favoráveis ao feminismo, e o conteúdo das opiniões falava principalmente sobre relatos da violência de homens contra mulheres. As publicações analisadas falam do assunto sob vários pontos de vista: tanto criticam as pessoas que dizem que o feminismo é uma forma de vitimismo quanto declaram não ver validade na Lei Maria da Penha. Algumas afirmam, ainda, que os homens não podem se considerar feministas.
O feminismo surgiu ente os séculos XIX e XX e hoje é considerado um movimento plural por uns e radical por outros, inclusive pelas suas correntes que defendem condutas mais ou menos radicais. Porém, desde 2011, com o começo da Marcha das Vadias em Toronto (Canadá) – e, depois, pelo mundo ̶ , o tema está cada vez mais em evidência nos canais midiáticos.
O Google, como buscador mais popular na internet, reflete esse crescente interesse dos seus usuários de dados do Google Trends: entre 2005 e 2016, o termo “feminismo” apresentou picos de buscas em fevereiro de 2016 e novembro de 2015. Os anos que apresentaram menor busca pelo termo foram 2009 e 2010, tendo voltado a crescer em março de 2014.
Pelo mundo, os três países que mais buscam pelo termo são El Salvador, Porto Rico e Costa Rica. O Brasil ficou em 7º lugar. Entre as pesquisas relacionadas ao tema “feminismo”, os termos “Feminism – Political ideology” (Feminismo – ideologia política), “Machismo” e “Radical feminism” (feminismo radical) são os três mais buscados mundialmente.
Dentro do Brasil, os cinco estados que mais buscam pelo tema são: Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. Em nosso monitoramento, que só contou com publicações no Twitter, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também ficaram entre os cinco estados que mais falaram sobre o feminismo. Os três termos de buscas relacionadas mais populares no Brasil foram: “O feminismo”, “O que é feminismo” e “Feminista”.
Se interessou em saber como o Brasil e o mundo têm buscado assuntos da atualidade na internet? Conheça como os usuários buscam o termo Zika no Google.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog