Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

AS BUSCAS E OPINIÕES SOBRE O FEMINISMO NA INTERNET

14-03-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Em 2015, monitoramos a opinião pública sobre o tema no Twitter pelo Barômetro Innovare. Das postagens avaliadas, 60,4% se posicionaram favoráveis ao feminismo, e o conteúdo das opiniões falava principalmente sobre relatos da violência de homens contra mulheres. As publicações analisadas falam do assunto sob vários pontos de vista: tanto criticam as pessoas que dizem que o feminismo é uma forma de vitimismo quanto declaram não ver validade na Lei Maria da Penha. Algumas afirmam, ainda, que os homens não podem se considerar feministas.

O feminismo surgiu ente os séculos XIX e XX e hoje é considerado um movimento plural por uns e radical por outros, inclusive pelas suas correntes que defendem condutas mais ou menos radicais. Porém, desde 2011, com o começo da Marcha das Vadias em Toronto (Canadá) – e, depois, pelo mundo ̶ , o tema está cada vez mais em evidência nos canais midiáticos.

O Google, como buscador mais popular na internet, reflete esse crescente interesse dos seus usuários de dados do Google Trends: entre 2005 e 2016, o termo “feminismo” apresentou picos de buscas em fevereiro de 2016 e novembro de 2015. Os anos que apresentaram menor busca pelo termo foram 2009 e 2010, tendo voltado a crescer em março de 2014.

Pelo mundo, os três países que mais buscam pelo termo são El Salvador, Porto Rico e Costa Rica. O Brasil ficou em 7º lugar. Entre as pesquisas relacionadas ao tema “feminismo”, os termos “Feminism – Political ideology” (Feminismo – ideologia política), “Machismo” e “Radical feminism” (feminismo radical) são os três mais buscados mundialmente.

Dentro do Brasil, os cinco estados que mais buscam pelo tema são: Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. Em nosso monitoramento, que só contou com publicações no Twitter, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também ficaram entre os cinco estados que mais falaram sobre o feminismo. Os três termos de buscas relacionadas mais populares no Brasil foram: “O feminismo”, “O que é feminismo” e “Feminista”.

Se interessou em saber como o Brasil e o mundo têm buscado assuntos da atualidade na internet? Conheça como os usuários buscam o termo Zika no Google.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog