Um dos assuntos mais presentes em todos os canais de mídia brasileiros desde 2014 tem sido a Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal e considerada por esta como a maior investigação de corrupção que já aconteceu no Brasil.
Um grande marco da operação foi a prisão, em março do ano passado, do doleiro Alberto Youssef. Desde então, os esquemas de corrupção ligados à empresa estatal Petrobrás vêm sendo descobertos e julgando pessoas como executivos de grandes construtoras, políticos e também partidos.
O Ministério Público Federal, por sua vez, acha que as medidas propostas pelo governo federal contra a corrupção não são suficientes. Quer levar ao congresso um projeto de lei com 10 medidas contra a corrupção, e seu principal porta-voz tem sido o Procurador Deltan Dallagnol. E qual tem sido a opinião pública na internet sobre tudo isso? O Barômetro Innovare monitorou, entre 29/07 e 03/08, as postagens no Twitter sobre o tema.
A maior parte dos usuários (67,7%) se mostrou a favor das medidas propostas pelo MPF, pois acreditam que Deltan Dallagnol desmascara o combate à corrupção do governo federal e também estão ajudando a recolher assinaturas para a nova campanha contra corrupção proposta pelo MPF. Já 28,6% das postagens analisadas são contrárias às medidas propostas porque alegam que o Procurador Deltan Dallagnol é fundamentalista religioso e por isso precisa ser interditado, e também que o Lava Jato acabou se tornando uma ação política, o que vai de encontro à função da procuradoria.
Mais da metade dos que falaram sobre o tema são do sexo masculino (53,3%), e se mostraram muito favoráveis às medidas que visam reformular a Lei Anticorrupção (67,7%). Já as mulheres representaram 29,3% das publicações sobre o tema e se mostraram ligeiramente mais contrárias às propostas do que os homens: 31,3% delas se opuseram ao tema, enquanto 28,6% dos homens foram desfavoráveis ao assunto. Já as publicações vindas de veículos midiáticos e de empresas também se mostraram majoritariamente a favor do tema: 57,7% e 92,7%, respectivamente.
Os estados brasileiros que mais falaram sobre o tema foram São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Os que se mostraram mais favoráveis foram Rondônia, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Acre e Piauí, todos com 100% de menções favoráveis. Já os menos favoráveis foram Alagoas, Amapá, Mato Grosso (todos com 100% de menções contra), Sergipe (75%) e Paraíba (66,7%).
E você, concorda com as medidas propostas pelo MPF?
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog