A maior parte dos consumidores do Brasil e América Latina tem medo de ter informações roubadas ou vazadas por cibercriminosos, de acordo com pesquisa divulgada pela empresa de segurança Fortinet. Apenas 23% dos brasileiros confia plenamente nos bancos para manter seus dados protegidos, e só 15% acreditam nas empresas de cartões de crédito sobre os mesmos propósitos, diz o levantamento, que entrevistou 5.000 pessoas na América Latina em abril.
O estudo apontou também que a confiança dos indivíduos está baixa: apenas 6% dos consumidores confiam em varejistas e 14% em seus próprios empregadores na hora de manter suas informações protegidas de possíveis ataques.
A maior preocupação citada pelos consumidores na pesquisa envolveu PCs e notebooks. 60% dos entrevistados acredita que esse tipo de equipamento é mais vulnerável a ataques do que dispositivos móveis, como celulares e tablets. Apenas 2% dos usuários acredita que smart TVs e dispositivos conectados a elas possam apresentar vulnerabilidade.
É possível interpretar essa falta de credibilidade enfrentada por tantos setores como reflexo dos escândalos sobre vazamentos de dados nos últimos anos. O hackeamento dos arquivos e emails da Sony, que aconteceu no final de 2014, por exemplo, virou pauta em todo o mundo e colocou informações confidenciais e estratégicas da empresa em aberto para quem quisesse ver.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog