Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

AS VANTAGENS DE UM BOM POSICIONAMENTO DE MARCA

23-04-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Para que um negócio consiga seu espaço no mercado, é essencial que ele tenha um produto, oferta ou serviço que traduza claramente e objetivamente aquilo que a empresa representa, além de transmitir seu diferencial em relação às outras. Para atingir esse objetivo, é necessário que ela desenvolva métodos para criar ou fortalecer sua imagem, incorporando as qualidades que enfatizem a relação dela com seus consumidores.

Um bom posicionamento parte da cultura interna da empresa, de seus valores, objetivos, e do relacionamento que ela cultiva com seus consumidores. Uma marca e seu posicionamento estão intrinsecamente ligados àquilo que a empresa realmente é.

Nesse contexto, o valor de uma marca é formado pelas associações que são feitas a seus produtos ou serviços e ao próprio negócio. Esses valores positivos se convertem em resultados tangíveis para a empresa por meio de esforços de marketing e publicidade, que atingem e encantam seu público. O posicionamento de marca consiste na ação de se diferenciar no mercado através destes atributos – que podem ser reais ou simbólicos – projetando a imagem da marca na mente dos consumidores. O posicionamento decide o rumo que a marca irá seguir e marcas bem posicionadas têm maiores probabilidades de crescimento e fortalecimento.

Mas antes de definir o posicionamento de marca que um negócio seguirá em seu planejamento, é preciso que você obtenha determinadas informações estratégicas sobre ela. Qual é o mercado alvo deste negócio? Como é a concorrência no segmento em que ela atua?

Para conhecer estas informações e responder a essas perguntas de forma adequada, deve-se entender o comportamento do consumidor e as considerações feitas por ele ao tomar suas decisões de compra.

A ferramenta ideal para isso é uma pesquisa de mercado: por meio dela, é possível levantar todas essas informações e ainda compreender melhor os contextos de mercado de um negócio.

Conheça nosso portfólio de pesquisas e entre em contato conosco para saber como nossos projetos customizados podem ajudar na definição do seu posicionamento de marca.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog