Para que um negócio consiga seu espaço no mercado, é essencial que ele tenha um produto, oferta ou serviço que traduza claramente e objetivamente aquilo que a empresa representa, além de transmitir seu diferencial em relação às outras. Para atingir esse objetivo, é necessário que ela desenvolva métodos para criar ou fortalecer sua imagem, incorporando as qualidades que enfatizem a relação dela com seus consumidores.
Um bom posicionamento parte da cultura interna da empresa, de seus valores, objetivos, e do relacionamento que ela cultiva com seus consumidores. Uma marca e seu posicionamento estão intrinsecamente ligados àquilo que a empresa realmente é.
Nesse contexto, o valor de uma marca é formado pelas associações que são feitas a seus produtos ou serviços e ao próprio negócio. Esses valores positivos se convertem em resultados tangíveis para a empresa por meio de esforços de marketing e publicidade, que atingem e encantam seu público. O posicionamento de marca consiste na ação de se diferenciar no mercado através destes atributos – que podem ser reais ou simbólicos – projetando a imagem da marca na mente dos consumidores. O posicionamento decide o rumo que a marca irá seguir e marcas bem posicionadas têm maiores probabilidades de crescimento e fortalecimento.
Mas antes de definir o posicionamento de marca que um negócio seguirá em seu planejamento, é preciso que você obtenha determinadas informações estratégicas sobre ela. Qual é o mercado alvo deste negócio? Como é a concorrência no segmento em que ela atua?
Para conhecer estas informações e responder a essas perguntas de forma adequada, deve-se entender o comportamento do consumidor e as considerações feitas por ele ao tomar suas decisões de compra.
A ferramenta ideal para isso é uma pesquisa de mercado: por meio dela, é possível levantar todas essas informações e ainda compreender melhor os contextos de mercado de um negócio.
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