Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

UM MUNDO SEM FIOS

30-04-2013
Postado por Paulo Savaget em Inovação e Desenvolvimento Sustentável

Caso não tenha transtorno obsessivo compulsivo, sua casa provavelmente possui vários fios emaranhados – muitos dos quais você deve esconder atrás de móveis e tapetes. Quantas vezes você já executou a difícil tarefa de seguir mentalmente os rastros de um fio completamente embolado em um ninho de cabos para saber qual deveria ser conectado? A poluição visual é apenas um dos motivos que levam cientistas de todo o mundo a buscar soluções inovadoras para a transmissão de energia elétrica sem fio. Alguns desses motivos são bem mais instigantes. Isso porque a transmissão de eletricidade wi-fi representa, também, uma grande fonte de esperança na promoção de energias mais limpas e eficientes.

Embora a ideia pareça futurista, a transmissão de energia elétrica sem fios já tem mais de 100 anos de história. Através de um processo chamado “indução eletrodinâmica”, Nikola Tesla conseguiu acender uma lâmpada sem precisar de cabos de energia. Você provavelmente faz uso todos os dias de algum tipo de transmissão de energia wi-fi. Afinal, ela está presente, por exemplo, em componentes internos de vários equipamentos que consideramos essenciais, tais como geladeiras e computadores, além de escovas de dente e barbeadores elétricos.

Essa forma de transmissão têm sido usada em escalas menores e menos ambiciosas do que os protótipos que hoje conseguimos projetar. As perspectivas são tão otimistas que já foi criado um consórcio para a padronização dos dispositivos de transmissão de eletricidade wi-fi. Então vamos falar sobre algumas perspectivas futuras.

Imagine um mundo sem cabos. Todos os seus aparelhos seriam recarregados pelo ar. Obviamente as pessoas não tomariam choques, pois o ‘formato’ da eletricidade não seria o mesmo das tomadas, então, você poderia carregar o seu celular independentemente de onde estivesse – o mesmo para todos os outros gadgets que possa vir a ter.

Agora imagine o impacto que isso pode gerar para os carros?! De fato, nos padrões atuais, a energia elétrica não permite grande autonomia aos carros e ainda é muito dispendiosa – fora todas as dificuldades operacionais associadas às recargas das baterias. Contudo, em breve os carros elétricos podem deixar de ser exclusividades dos ambientalistas ou das estrela de Hollywood.

Você poderá ter um carro elétrico, carregado por indução. Os carregadores estariam disponíveis não apenas na garagem da sua casa, mas também nas ruas. Ou seja, seu carro poderia recarregar até mesmo enquanto se locomove! Isso significa que não teríamos que parar para abastecer os carros. E, mais impactante ainda, seria um grande impulso para viabilizar a substituição dos insumos intensos em carbono, tão enraizados nas nossas vidas, por energias mais limpas, contribuindo para uma relação mais harmônica com o meio ambiente.

Veja abaixo um vídeo sobre aquilo que pode ser o seu automóvel em um futuro não tão distante assim:

http://www.youtube.com/watch?v=xafBSnPxmz4

*Paulo Savaget, sócio da Innovare Pesquisa de Mercado e Opinião e responsável pelos projetos de inovação e sustentabilidade da empresa, é autor desse texto, exclusivo para o Sem Escala.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog