Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

PESCA E CONSUMO NO BRASIL

08-07-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O consumo de peixes sempre foi importante na alimentação de pessoas no mundo todo, desde as primeiras civilizações humanas. No Brasil não foi diferente, uma vez que possuímos grande quantidade de rios e afluentes, além de sermos um país em parte litorâneo. Os índios sempre realizaram essa atividade em canoas e para alimentação própria. Com a colonização, outras formas de pesca se desenvolveram pelo Brasil. Hoje, é um mercado significativo no país.

Temos mais de um milhão de pescadores ativos no Brasil, mas a pesca não é o principal mercado exportador de proteína animal: ela representa 1,3% do total de exportações da categoria, atrás de carnes como gado, porco e frango. Há, ainda, outro déficit dificultador das exportações: a perda de cerca de 25% dos pescados por mau acondicionamento ou falta de tecnologia no processo de pesca. A meta é que o país seja responsável por cerca de 15% da produção no Oceano Atlântico  ̶  atualmente, esse índice é de 8% (dados do Ministério da Pesca e Aquicultura).

Será que a baixa produção afeta o consumo de peixes pelos brasileiros? O consumo recomendado pela OMS é de 12 quilos por pessoa ao ano, e a média mundial fica acima desse número: 19,2 quilos. Segundo um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), os brasileiros consumiam 13 quilos em 2013, mas em 2015 esse número caiu para 10,6 quilos de pescados consumidos per capita.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog