Apesar de a origem da palavra trainee vir da língua inglesa e se referir a “estagiário” ou “em treinamento”, esses cargos dentro das empresas têm mais a ver com um profissional já formado que está sendo treinado, e não com os estágios universitários da forma que conhecemos no Brasil. O processo geralmente dura de 1 a 3 anos, e o alvo são jovens recém-formados.
Os programas de trainees no Brasil são cada vez mais cobiçados por jovens recém-graduados, pois as suas vantagens são bastante atraentes para eles. O trainee proporciona uma média salarial geralmente maior do que a oferecida nos empregos para recém-formados (em torno de R$5 mil). A oportunidade de aprender a gerenciar áreas e equipes dentro de uma empresa e o incentivo ao aprendizado estratégico também são vantagens cobiçadas. Às vezes, também ocorre a oportunidade de viajar pelo país ou até por outros países a trabalho.
Geralmente, os profissionais trainees que foram aprovados nesses esquemas de seleção atuam por várias áreas da empresa e depois são alocados de acordo com sua identificação/aptidão para a área. As empresas que realizam esse programa geralmente exigem o seguinte perfil: jovens (entre 22 e 30 anos), que dominam ao menos um idioma além do inglês. Também pedem aos candidatos que já tenham em seus currículos boas capacitações em experiências passadas – como, por exemplo, trabalho ou vivência no exterior (dados da Endeavor).
A concorrência para essas vagas é tão alta, que, às vezes, ultrapassa a faixa dos 1.000 candidatos por vaga. Porém, a aprovação não é nada fácil: segundo dados do IBMEC, apenas 0,2% dos candidatos inscritos nesses programas são aprovados. A demanda é, ainda, intensificada pelo baixo volume de ofertas no Brasil. O perfil dos contratados é bem específico: de acordo com uma pesquisa feita pela Across e Seja Trainee, 56% dos aprovados são homens, 65% têm entre 23 e 25 anos de idade, e 74% moram no Estado de São Paulo.
análise aécio neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Echa un vistazo a las entradas más antiguas:
Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog