Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

OS SERVIDORES PÚBLICOS NO BRASIL

23-11-2015
Postado por Innovare Pesquisa em Innovare

O serviço público é hoje almejado por muitos, pois representa estabilidade financeira: empregos à prova de demissão e, em alguns casos, boa remuneração salarial e alguns benefícios extras. Uma matéria no The New York Times, por exemplo, afirma que é bastante vantajoso ser servidor público no Brasil, citando o exemplo de um juiz estadual em São Paulo, que recebe proporcionalmente mais do que um juiz de estado em Nova Iorque.

E quem são os funcionários públicos que já atuam no Brasil? De acordo com dados do IBGE, doze por cento da população empregada trabalham no serviço público: cerca de 10 milhões de pessoas atuam hoje no serviço público brasileiro.Dessas, seis milhões são funcionários municipais, três milhões, estaduais, e 1,1 são funcionários federais. Segundo dados do Enap, em termos de gênero, as mulheres estão, em números, quase tão presentes quanto os homens: 54% dos cargos públicos são ocupados por eles, e 46%, por elas.

Porém, não é nada fácil ingressar em um cargo público: só este ano, cerca de 40.300 cargos para 2016 tiveram seus respectivos concursos suspensos, por cortes no orçamento da União determinados pelo Governo Federal. Então, o número de candidatos que concorreriam para os concursos suspensos deve intensificar a concorrência em outros concursos. Em 2013, por exemplo, a seleção para o Ministério Público da União contou com cerca de 800 mil inscritos: aproximadamente 5.428 candidatos por vaga.

Está interessado em saber como funciona a transparência dentro dos órgãos públicos brasileiros? Clique aqui para saber mais.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog