O mercado interno brasileiro está em desaceleração, diante do consumo mais contido das famílias associado à desvalorização do real frente ao dólar. Isso estimula os empresários a avaliar as possibilidades de negócios que se apresentam lá fora. A tendência não vale apenas para operações de grande porte. Pequenas e médias empresas também querem colocar um pé no exterior, a fim de explorar mercados potenciais que despontam na América Latina, África e Ásia.
Para atender a essa demanda, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), pretende estender o Programa de Internacionalização e Competitividade (Inter-Com) às franquias. Nas cinco edições anteriores, já foram capacitadas mais de 100 empresas dos mais diversos ramos de atividade em todo o país. O conteúdo do programa de 40 horas é desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC) e tem como objetivo dar suporte às empresas que querem entrar em mercados estratégicos.
Levar o negócio para o exterior traz benefícios que vão desde o maior reconhecimento da marca até a expansão da competitividade no mercado de origem. Em pesquisa realizada pela FDC, ainda foram citados como importantes ganhos o aumento da capacidade de inovação tecnológica e o desenvolvimento de equipes com habilidades multiculturais.
Os interessados na internacionalização da marca devem avaliar alguns países que se mostram receptivos a esse fluxo de investimentos, como a América Latina, e em lugares como Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Paraguai. Na África, nações de língua portuguesa, como Angola e Moçambique, também são estratégicas. A península de Macau, na Ásia, que também tem o português como uma das línguas oficiais, ao lado do chinês, se revela um passo atraente para os interessados em alcançar o poderoso tigre asiático. A estimativa é de que 30 milhões de pessoas visitem Macau, atraídas pelos cassinos e pelas compras.
Incentivos não faltam para ingressar no mercado asiático. O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, Jackson Chang, esteve na 23ª edição da feira da ABF Franchising Expo em São Paulo e falou do grande interesse em receber empresários brasileiros. “Oferecemos seis meses de escritório gratuito, apenas para que os interessados conheçam Macau. Se, ao fim desse período, eles chegarem à conclusão de que não é o mercado para eles, podem desistir”, afirma.
Além dos investimentos para empresas brasileiras que querem conquistar outros países, existe também a vontade de que companhias estrangeiras se estabeleçam por aqui. O Consulado Americano montou um estande na ABF Franchising Expo para apresentar aos investidores brasileiros 11 marcas de empresas norte-americanas com grande interesse em iniciar as atividades por aqui. Entre elas, o centro de entretenimento infantil Cool de Sac, a rede de bebidas e alimentação Jamba Juice e a varejista especializada em donut, Krispy Kreme. Segundo estimativas da ABF, cerca de 30 novas marcas estrangeiras devem se instalar no Brasil este ano.
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