Blog

Confirme los temas de la actualidad.

INFORMACIÓN + CONOCIMIENTO

Cuota

O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL PELO MUNDO

19-01-2016
Postado por Innovare Pesquisa em Innovare

Acompanhando uma tendência que parece ser mundial, o Brasil está gradativamente envelhecendo. O fenômeno do envelhecimento mundial ocorre principalmente em países mais desenvolvidos: no Japão, por exemplo, a população deverá diminuir bastante por conta das altas taxas de longevidade e das baixas de fecundidade.

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de População e Seguridade Social Japonês, por exemplo, aponta que a população de 128,6 milhões de 2010 deverá cair para menos de 86,74 milhões até 2060. Segundo dados do IBGE, até 2030 a população brasileira terá mais pessoas acima de 60 anos do que crianças até 14 anos. A projeção para 2055, então, é a de que as pessoas acima de 60 anos ultrapassem os jovens de até 29 anos.

E o que isso significa? A maior preocupação no Japão e em alguns países europeus, por exemplo, é a de que a população economicamente ativa seja menor do que a aposentada, que usufrui dos benefícios dos sistemas previdenciários. Contrariando as estimativas de alguns anos atrás, estimativas recentes da ONU indicam um crescimento da população mundial cada vez menor.

Acerca de envelhecimento populacional e população economicamente ativa no Brasil, há um dado curioso: entre os 15 milhões de idosos no país, 4,5 milhões ainda estão no mercado de trabalho (dados do IBGE). No entanto, os dados sobre a previdência social se mostram positivos: segundo o Relatório Global AgeWatch Index, esta se destaca porque mantém a maior parte de sua população mais idosa fora da linha da pobreza (86% dos idosos são atendidos por ela).

Quando comparamos o Brasil aos outros países do BRIC, por exemplo, só ficamos atrás da China. Porém, segundo o mesmo relatório, o Brasil ficou em 56º lugar dentre os 96 países analisados no quesito “melhor lugar para se passar a terceira idade”. O que nos coloca em tal posição são fatores como a falta de acesso ao transporte público e ao saneamento básico.

Quer saber mais sobre a terceira idade? Clique aqui.

Comentarios:

Nube de etiquetas

Archivo

Echa un vistazo a las entradas más antiguas:

FEED

Registre su correo electrónico y recibir mensajes de blog