Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES NO BRASIL

20-11-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Cada vez mais, os colaboradores querem se sentir úteis dentro das companhias, mas para isso também exigem contrapartidas das organizações. A fim de medir o engajamento e as percepções da força de trabalho, a Aon – líder mundial em consultoria de benefícios e capital humano – realizou no decorrer de 2013 um estudo com a participação de sete milhões de funcionários, em mais de 6.000 empresas de 155 países. No Brasil, o levantamento aponta que 69% dos colaboradores encontram-se engajados, resultado estável em relação à pesquisa elaborada em 2012.

O estudo é medido por meio de um conjunto de avaliações nas quais os participantes discorrem positivamente sobre suas organizações (Falar), como querem fazer parte dela (Permanecer) e desejam ir além de seu trabalho (Empenhar-se). Os índices desses comportamentos nos colaboradores brasileiros atingiram, respectivamente, 78%, 64% e 59%.

Mesmo sem avançar o nível de engajamento em relação a 2012, o Brasil contribuiu para que as estatísticas da América Latina (70% de engajamento) não obtivessem uma queda ainda maior – o índice baixou 4%. O destaque negativo ficou por conta do retrocesso de 11% enfrentado pela Argentina.

O estudo aponta que o nível de engajamento global vem crescendo continuamente desde os baixos níveis apresentados em 2010, após a deflagração da crise financeira mundial. No ano passado, o índice atingiu 61%, aumento de 1% em relação a 2012. Na divisão por continente, o engajamento cresceu dois pontos percentuais na América do Norte, alcançando 65%. Na Europa, os níveis ficaram estáveis à pesquisa anterior (57%), enquanto que a região Ásia-Pacífico elevou em três pontos percentuais (61%) e a África/Oriente Médio obteve acréscimo de 8%, passando de 53% para 61%.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog