42% dos brasileiros dizem usar a internet e as redes sociais para recomendar uma marca a amigos ou parentes, de acordo com levantamento realizado pela SurveyMonkey em parceria com a social@Ogilvy. O teste foi realizado com mais de 5.500 internautas em 11 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Japão e Reino Unido). A pesquisa teve o objetivo de entender os motivos que levam as pessoas a serem ou não engajadas em promover ou denegrir uma marca com os seus amigos das redes sociais. O Brasil ficou no topo da lista como o país com usuários mais engajados.
O país também ganhou destaque na lista dos países onde mais usuários seguem marcas nas redes sociais, mostrando engajamento através de curtidas e comentários, com 94% das respostas. O país ficou atrás apenas da China (96%), na frente da Índia (93%), Indonésia (91%) e Alemanha (84%).
Na média global, cerca de 84% dos participantes dizem seguir as marcas nas redes sociais. Destes, 63% dizem que gostam de expressar a sua satisfação por uma marca e 79% dizem que as empresas interagem com os clientes. Na ordem do ranking estão a Indonésia (90%), Índia (87%) e Brasil (81%). Porém, alguns usuários afirmam que as marcas não respondem aos seus consumidores, sendo estes os franceses (34%), americanos (28%) e japoneses (27%).
O estudo também identificou alguns usuários como “compartilhadores”, aqueles que são os mais engajados que os seguidores, que deixam a desejar no quesito “recomendar”. Enquanto as ações de “curtir” e “seguir” são as mais importantes, as marcas estão começando a focar nos compartilhadores sociais que não se importam somente em seguir, mas em compartilhar as suas experiências de maneira ativa.
A cada 10 participantes da pesquisa, seis se dizem “heavy users” e compartilham, conteúdos de marcas em suas redes sociais. Em um dia comum para estes perfis, 84% dizem visitar o Facebook, 51% o YouTube e 40% o Twitter. Cerca de 91% destes usuários declaram serem propensos a seguir uma marca e 69% seguem para obter informações constantes sobre produtos, ofertas e novidades.
71% dizem usar as redes sociais para compartilhar as suas experiências ruins com as marcas e o Brasil está no topo, com 78%, ficando na frente do Reino Unido (77%), Austrália (76%), Canadá (73%) e Indonésia (72%). Os brasileiros se destacam também no ranking dos usuários que compartilham experiências positivas, com 95%, perdendo apenas para os chineses (97%) e indianos (96%), mas ficando na frente da Indonésia (94%) e do Japão (93%).
Os usuários classificados como “promotores” são similares aos “compartilhadores” em alguns quesitos, mas são mais raros e considerados o grupo mais influenciador. Somente 19% dos entrevistados se classificam como promotores, sendo o Brasil com 42% deles e a Índia com 33%.
Conheça um pouco mais sobre o comportamento dos jovens em relação à internet no Brasil clicando aqui, ou acesse aqui dados sobre o uso abusivo da rede mundial de computadores entre os brasileiros.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog