Desde 2014 está em vigor no Brasil a Lei Antifumo, que proíbe principalmente as pessoas de fumarem em ambientes fechados públicos e privados, com a expectativa de influenciar cerca de 11% dos brasileiros em seus hábitos.
A lei gerou controvérsias: alguns são favoráveis a ela, pois acham que ela protege principalmente os não fumantes e desencoraja o hábito de fumar. Os que não apoiam essa lei entendem que ela pode ser benéfica, mas defendem que liberdade individual deve ser respeitada. Medidas como o aumento do imposto sobre o cigarro (IPI) também vêm desencorajando os fumantes.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um terço da população mundial adulta é fumante – aproximadamente 47% dos homens e 12% das mulheres ao redor do mundo. No Brasil, a capital que mais consome tabaco industrializado é Porto Alegre, seguida por São Paulo e Curitiba. São Luís é a capital onde menos se fuma no país.
Os brasileiros que mais fumam têm entre 45 e 54 anos, e os que menos fumam estão na faixa de 18 a 24 anos – ou seja, cada vez menos os millenials e a geração Z estão consumindo tabaco. Os homens fumam mais do que as mulheres: 12,8% deles são fumantes, ao passo que 9% delas são (dados do Ministério da Saúde).
Para a OMS, o cigarro contribui para 25% das mortes por anginas e infartos, e está relacionado a 90% dos casos de câncer no pulmão. São dados como esses que motivam campanhas como a Lei Antifumo ao redor do mundo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde e também do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, os resultados das campanhas contra o cigarro e da Lei Antifumo tem sido positivos: após a adoção da lei, houve uma redução de cerca de 12% nas mortes por infarto, e uma queda de 5% nas internações em hospitais pela mesma causa. Em São Paulo, o índice de cumprimento dessa lei é de 99,7% pelos estabelecimentos: 1 em cada 5 vistorias foram acionadas através de denúncias.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog