O Brasil sediou, nos dois últimos anos, dois megaeventos mundiais: a segunda Copa do Mundo e a primeira Olimpíada de sua história. As expectativas geraram controvérsias entre os brasileiros: alguns alegavam que os eventos movimentariam a economia, enquanto outros apostavam em obras sem utilidade e gastos desnecessários para o país.
Segundo dados do IBGE, a Região Nordeste foi a que apresentou maior crescimento na receita bruta das empresas dedicadas às atividades culturais, recreativas e desportivas no período da Copa do Mundo: 37,8%. Os dados apontam também que as empresas brasileiras de serviços tiveram a receita líquida em 2014 acrescida de R$ 842,1 bilhões. Em termos de empregos, geraram ocupação para 13 milhões de pessoas.
Ao descontar os efeitos da inflação, percebe-se que, entre 2013 e 2014, só o setor de serviços teve alta de 6,5% em sua receita. Os setores que mais contribuíram para essa alta foram os de transportes, alimentação e tecnologia da informação.
Já as Olimpíadas, que aconteceram no ano em que a crise econômica se agravou no país, não proporcionaram crescimento no setor de serviços, mas amenizaram suas perdas. Em julho, o turismo teve alta de 0,7%, e o número de turistas no Rio de Janeiro superou as expectativas. Era esperado 1 milhão de pessoas, e 1,17 milhão de turistas visitou a cidade maravilhosa para os Jogos Olímpicos, sendo 410 mil deles estrangeiros (dados da Prefeitura do Rio). Os hotéis e pousadas da cidade registraram ocupação de 94%.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog