Só 36% das empresas adotam a prática do home office no Brasil, é o que aponta uma pesquisa realizada com mais de 200 companhias pela SAP Consultoria.
Das organizações que permitem que seus funcionários trabalhem de casa, apenas 42% possuem uma política formal para isso. Outras 9% estão em fase de implantação dessas regulamentações.
No país, as empresas de tecnologia ainda são as mais abertas ao modelo de jornada flexível – 19,23% do total. O home office também parece ser mais comum em companhias com equipes não muito grandes. Daquelas que têm essa iniciativa, 51,29% têm menos de 1.000 funcionários. Já entre as que possuem mais de 10.000 empregados, a fatia cai para 12,82%.
O levantamento também mostra que a prática ainda é recente por aqui. Em 58% das empresas, ela existe há menos de quatro anos.
O desejo de promover a flexibilidade no ambiente de trabalho foi o motivo mais comum para as empresas adotarem o home office (69% deram essa justificativa). Em seguida foram mencionadas a melhoria da qualidade de vida da equipe (67%) e os problemas com o tempo de locomoção até o escritório (45%). A redução de custos ficou com 31%.
Já em relação aos resultados obtidos com a medida, a satisfação dos colaboradores envolvidos foi o principal, citado por 74% das empresas. Além disso, 42% disseram que tiveram ganhos de produtividade e 37% afirmaram que a prática serviu como política de retenção.
Entre as empresas que não oferecem a opção do home office, 83% nunca tiveram a prática, 14% estudam adotá-la e 3% já tiveram, mas desistiram. As principais explicações para isso são o conservadorismo da direção da companhia (citado por 42%), o tipo de atividade (35%) e os aspectos legais (28%).
A área de TI é a que mais permite o trabalho remoto, enquanto nas indústrias farmacêutica e têxtil o sistema ainda é pouco usado.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog