A rede Passei Direto, que reúne mais de 2 milhões de estudantes universitários de forma colaborativa, realizou um estudo para entender os hábitos dos estudantes quando o assunto é smartphone. Para a realização da pesquisa, foram ouvidos 2.143 estudantes universitários de todas as regiões do país, entre julho e agosto deste ano.
O estudo mostrou que 94,5% dos estudantes possuem acesso à internet diretamente do celular e apenas 5,2% deles não possuem smartphones. Uma grande parcela dos ouvidos pela pesquisa (68%) utiliza sistema Android, seguido pelo iOS com 17%. Entre os hábitos destes jovens, 64% preferem acessar aplicativos pelo smartphone e 24,5% deles acessam sites pelo aparelho móvel.
O estudo ainda mostrou que os jovens não se separam de seus aparelhos mesmo ao realizar as tarefas do dia a dia. 75% afirmaram usar o smartphone antes de dormir; no tempo ocioso na faculdade, 69,5% recorrem ao gadget; na hora de se locomover, 62,8% estão conectados e 62,5% usam o aparelho logo que acordam. Além disso, 29,5% dos entrevistados afirmaram usar o smartphone no banheiro.
A internet e o smartphone também são recursos mais usados pelos universitários na hora de estudar. 87% deles afirmam usar a internet para realizar as pesquisas, enquanto 61,5% não fazem anotações das matérias em sala de aula. Entre eles, 22% estudam em grupo e 13% utilizam o WhatsApp para trocar informações sobre estudo. Os smartphones também são usados por 58% dos estudantes antes de iniciarem uma prova.
Outra tendência apresentada pela pesquisa é a preferência dos estudantes quanto ao armazenamento de seus dados. Uma parte expressiva (50%) afirma que utiliza o aplicativo Dropbox para guardar seus arquivos, mas o computador ainda ganha com 98% da frequência. 85% optam por armazenar o material escolar digital em pen drives, 82% utilizam o smartphone, enquanto apenas 15% ainda utilizam CDs e 5% aderiram ao Facebook.
Entre os estudantes questionados para realização da pesquisa, 57,8% eram mulheres e 42,2% homens, sendo eles distribuídos entre as áreas de humanas, exatas e biológicas. Entre os entrevistados, 50,5% tinham entre 18 e 21 anos de idade.
Para Rodrigo Salvador, gestor e criador da Rede, ainda faltam dados sobre o uso do smartphone entre os jovens e essa carência de informações motivou a pesquisa. “Decidimos fazer a pesquisa porque é um assunto bastante atual e relevante, devido à importância que os celulares ganharam na vida das pessoas, por sua versatilidade como veículo de informação e interação coletiva”, afirmou.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog