De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, o consumo das famílias brasileiras tem hoje a menor taxa desde 2003. O dado foi apontado pelo departamento de Contas Nacionais do instituto, no dia 27 de março.
O consumo das famílias é o principal responsável por compor e impulsionar a economia do país e seu PIB. Ele subiu 0,9% no ano passado em relação a 2013. Desde 2003, em que fixou em 0,7%, essa taxa não era tão baixa.
Alguns dos motivos apontados pelo IBGE para a desaceleração do consumo foram o aumento na taxa de juros, a inflação e a estagnação do crédito à pessoa física.
“A gente continuou tendo crescimento do emprego e do rendimento real das famílias, mas, por outro lado, teve crescimento da taxa média de juros no ano, em relação a 2013″, analisou Rebeca de La Rocque Palais, coordenadora de Contas Nacionais do instituto.
“Além disso, o crédito, que antes vinha crescendo bastante, especialmente o focado para as pessoas físicas, a gente já viu uma estagnação em termos reais. Então tudo isso afetou o consumo das famílias e a indústria de transformação também. A gente vê que além dos bens de capital [como máquinas e equipamentos], os bens de consumo duráveis, no caso da indústria, foram bastante afetados”, completou ela.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog