Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A DESACELERAÇÃO NO CONSUMO DAS FAMÍLIAS

15-04-2015
Postado por admin em Innovare

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, o consumo das famílias brasileiras tem hoje a menor taxa desde 2003. O dado foi apontado pelo departamento de Contas Nacionais do instituto, no dia 27 de março.

O consumo das famílias é o principal responsável por compor e impulsionar a economia do país e seu PIB. Ele subiu 0,9% no ano passado em relação a 2013. Desde 2003, em que fixou em 0,7%, essa taxa não era tão baixa.

Alguns dos motivos apontados pelo IBGE para a desaceleração do consumo foram o aumento na taxa de juros, a inflação e a estagnação do crédito à pessoa física.

“A gente continuou tendo crescimento do emprego e do rendimento real das famílias, mas, por outro lado, teve crescimento da taxa média de juros no ano, em relação a 2013″, analisou Rebeca de La Rocque Palais, coordenadora de Contas Nacionais do instituto.

“Além disso, o crédito, que antes vinha crescendo bastante, especialmente o focado para as pessoas físicas, a gente já viu uma estagnação em termos reais. Então tudo isso afetou o consumo das famílias e a indústria de transformação também. A gente vê que além dos bens de capital [como máquinas e equipamentos], os bens de consumo duráveis, no caso da indústria, foram bastante afetados”, completou ela.

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog