Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

COMO CONSTRUIR AS RELAÇÕES PRÉ E PÓS-COMPRA COM O CONSUMIDOR?

03-05-2016
Postado por admin em Innovare

Em um mercado em constante transformação há a necessidade de sempre repensar se os produtos ou serviços oferecidos estão sendo bem recebidos pelo consumidor. Afinal, o que funciona hoje pode ser uma aposta arriscada nos negócios amanhã – e como se pode antever o que funcionará em alguns meses?

A pesquisa de mercado é essencial para entender esses pontos, monitorando não só suas vendas como a forma com que suas ações promocionais são absorvidas pelos clientes e possíveis clientes. Pode-se mensurar assim o que eles pensam sobre seu produto e sua marca, e antever como isso poderá impactar em negócios futuros.

Com isso, você poderá planejar melhor desde, por exemplo, sua atuação em pontos de venda até no relacionamento pós-compra com seu público. Assim, é possível conquistar advogados de marca e também fidelizar clientes.

Por meio da avaliação de propaganda, anúncios e promoções, compreendemos a forma como a linha comunicacional está sendo recebida, se há ruídos e seus motivos. Com essa avaliação podemos ver se seu anúncio está adequado para o público pretendido. Avaliamos, também, as linhas comunicacionais da concorrência, para que seu produto ou serviço possa ter diferenciais competitivos.

Para uma análise completa e abrangente, esses diferenciais são mensurados através de números (pesquisa quantitativa) ou percepções subjetivas (pesquisa qualitativa). A análise das percepções dos consumidores faz parte dos valores intangíveis na percepção de uma marca. É a lembrança que fica da propaganda e os sentimentos que essa lembrança produz. Isso pode tanto encantar e aproximar o cliente da sua marca quanto afastá-lo de vez, e por isso é uma forma de mensuração que deve ser levada em conta.

Para uma análise aprofundada da experiência do consumidor com seu produto e da relação desenvolvida com a marca a partir dessa experiência, é indicada a pesquisa de satisfação. Essa modalidade é focada também no relacionamento da marca com o cliente e na correção de possíveis erros estratégicos.

A pesquisa de satisfação tem como objetivo principal otimizar a experiência de compra e pós compra do seu consumidor, e visa sua fidelização com a sua empresa. As etapas de uma pesquisa de mercado totalmente focada no entendimento do cliente são muitas e avaliam a compra desde antes dela acontecer até os laços que ela desenvolve entre o consumidor e a marca.

Para entender como melhorar o posicionamento da sua marca, acesse nosso texto sobre o tema.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog